MENU

Escolas de Venâncio seguem em adesão à greve

Definidas as oitavas-de-final do Regional

Prejuízo Crédito: Jeferson Schwingel e Veridiana Röhsler / Portal RVA

Cadastro de pessoas atingidas pelo vendaval em Venâncio deve ser feito até esta terça-feira

Há grandes prejuízos nas estradas, lavouras, residências e sistema de energia elétrica

  • Cadastro de pessoas atingidas pelo vendaval em Venâncio deve ser feito até esta terça-feira
    Foto: Moacir Eisermann / RVA

Cadastros de pessoas atingidas pelo vendaval em Venâncio Aires devem ser feito até esta terça-feira, 3, na Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social. Com prioridade para pessoas carentes, a Defesa Civil está engajada para auxiliar população afetada pelo temporal. A pasta fica localizada na rua General Osório, nº 1430. O telefone para contato é o 3983-1030.

Os interessados devem ficar atentos, no entanto, ao prazo para cadastro, que encerra às 12h desta terça-feira. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Dário dos Santos Martins, após realização dos cadastros em Venâncio Aires, documentação será encaminhada ao Governo do Estado. Para efetuar cadastro é necessário levar documentos pessoais e apresentar dados sobre a propriedade atingida. Fotografias também podem ajudar a fim de comprovação dos estragos.

Até a manhã desta segunda-feira, pelos menos, 85 famílias procuraram o Corpo de Bombeiros para retirada de lonas. Mas o número de casas atingidas é ainda maior. Mais de 113 mil clientes na área de concessão da RGE Sul na região estavam sem energia elétrica e sem previsão para retorno. As equipes estão na rua desde a tarde de domingo atuando na restituição dos serviços e conserto de postes e equipamentos danificados.

Nas estradas a situação também é crítica. Árvores e postes de energia elétrica estão caídos nas vias, dificultando a passagem. No entanto, ainda na noite deste domingo, algumas pessoas já se mobilizavam para cortar galhos e retirá-los das ruas, demonstrando atos de solidariedade em meio à destruição.

Aulas canceladas na Unisc de Venâncio:

Devido à queda de estrutura sobre a rede elétrica, o campus da Unisc em Venâncio Aires suspende aulas na noite desta segunda-feira. Segundo a coordenadora, Andrea Haas, não há condições de ministrar aulas sem energia elétrica e ainda se tem dificuldades de comunicação com os alunos para aviso sobre a situação.

Confira ainda algumas das situações registradas no município e na região:

- Em Vila Arlindo, na propriedade do Elígio Henn, postes caídos sobre galpão e casa, arriscando danificar as estruturas. Curto circuito já atingiu a residência.

- Linha Tangerinas e Canto do Cedro, localidades sem luz e postes caídos.

- Na rua Guido Paulo Schmidt, Santa Tecla, foi destelhada casa de Nercila Schirmann.

- Na Vila Santa Emília, próximo ao Luizão, casa de Marcia Rejane Kuhn totalmente destelhada.

- Sem energia elétrica próximo ao balneário Arenhardt, em Vila Santa Emília.

- Localidade de Linha Sexto Regimento também está sem luz.

- Há cabos arrebentados nas antenas de TV na parte alta de Venâncio Aires.

- Vila Palanque está sem luz e há muitos estragos, principalmente em uma casa que teve telhado arrancado.

- Linha travessa tem muitos estragos e está sem água e sem energia elétrica.

- Plantações de fumo foram fortemente atingidas em Vila Arlindo e Linha Hansel.

- Em Linha Marechal Floriano Alto, o agricultor Erico Datain, de 57 anos, teve o silo secador, a casa e o galpão destruídos, além da lavoura de fumo com prejuízos. Ele relatou à reportagem da RVA que nunca tinha presenciado algo desta natureza.

- No desvio do pedágio à esquerda em direção a Passo do Sobrado, no Corredor dos Pires, tem dois postes de rede caídos em direção à estrada, caminhões e ônibus escolar não conseguem passar.

- Poste caído na estrada na picada treib.

- Postes caídos na ERS-422 entre o cartório do Mirandoli e o campo do Palmeiras em Linha arroio grande. Duas casas bastante danificadas. Essa é uma das regiões onde mais há registro de estradas interrompidas e postes caídos.

- Sérgio Bepler informa que tem poste de luz caído e fiação pendurada na estrada em Linha Herval na Travessa Hilesheim.

- Entre a Unisc e a entrada do distrito industrial há cinco postes caídos na RSC-287. Linha Cerro dos bois está sem luz.

- O município de Mato Leitão também foi bastante atingido pelo temporal. A cidade está sem energia elétrica e muitas estradas estão interrompidas, segundo o prefeito Carlos Bohn.

- Também em Mato Leitão, a Emater comunica que está cancelada reunião do Conder, devido a problemas causados pelo temporal. O encontro previsto para ocorrer na noite desta segunda-feira está cancelado.

 

 

 

Tags: