MENU

Dimas é da Assoeva

Venâncio Aires Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Pagamento do IPTU em cota única até 25 de janeiro pode ter descontos de 55%

Projeto foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira

  • Pagamento do IPTU em cota única até 25 de janeiro pode ter descontos de 55%
    Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores aprovou em sessão ordinária na noite desta segunda-feira, 11, Projeto de Lei que prevê o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com descontos. O crédito em cota única, se feito até 25 de janeiro, gera 15% de desconto. Já até o dia dez de março, se pago à vista, o imposto terá desconto de 10%. Para o Bom Pagador, que estiver com débitos quitados com a prefeitura até 20 de dezembro de 2017, serão dados mais 5% de desconto.

Além disso, foi aprovado projeto do IPTU Mais, que garante outros abatimentos, caso o proprietário do terreno siga instruções de sustentabilidade, como arborização, utilização de compostagens e sistema de energia fotovoltaica, entre outros. Nesses casos, o desconto pode chegar a 35% no IPTU. Na soma geral, o abatimento máximo oferecido é de 55%. Já o pagamento parcelado, aí sem descontos, poderá ser feito em até oito vezes, com primeiro crédito em dez de abril.

Demais projetos também foram votados e aprovados na sessão desta segunda-feira. Houve ainda uso da tribuna livre por integrantes da Caravana Luzes de Natal, que tem atividades no fim de semana, dias 16 e 17. O prefeito Giovane Wickert também havia feito pedido para usar a tribuna, mas devido ao adiantado da hora, acabou não sendo possível falar aos vereadores. A sessão, prevista pata começar às 19h, teve início somente às 20h, com uma hora de atraso. Também foram feitas homenagens à Assoeva e aos clubes Palanque e Flor de Maio. Não houve período das comunicações, já que a sessão terminou por volta de 22h30min.

Denúncia

Ainda com relação ao trabalho dos vereadores, Tiago Quintana, do PDT, e Rodrigo Garin, do PMDB, fizeram um encaminhamento junto ao Ministério Público, para que sejam averiguadas denúncias sobre um funcionário público que teria utilizado horário de trabalho e veículo da prefeitura para serviços de solda em grades de uma casa no Centro da cidade. Essa residência, conforme divulgado em redes sociais pelos parlamentares, seria da filha do vice-prefeito, Celso Krämer. A denúncia será agora apurada pelo Ministério Público.

Mesa diretora para 2018

Na próxima semana, serão realizadas duas sessões, uma na segunda-feira, 18, e outra na quarta-feira, 20, antecedendo a reunião da semana do Natal. Na última sessão do ano, deve ser eleita a mesa diretora para 2018. O nome sondado para assumir como presidente do Legislativo é de Sandra Wagner, do PSB. O vice-presidente e os secretários ainda estão sendo definidos.

 

Tags: