Apicultura será tema de Dia de Campo em Passo do Sobrado

Acontece na próxima sexta-feira (01/10), a partir das 13h30, na comunidade de Várzea dos Camargos, no município de Passo do Sobrado, o Dia de Campo sobre Apicultura. A atividade integra as ações da Chamada da Diversificação ao Tabaco da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e executada pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O evento visa demostrar de forma objetiva e clara técnicas, manejos apícolas e tendências do setor. “O evento foi formatado na heterogeneidade do público assistido, procurando atender o interessado no assunto e o apicultor já experiente, cominando com uma das áreas de trabalho do município”, explica o extensionista rural agropecuário da Emater/RS-Ascar Maikel Marlon Moraes.

O público participante poderá obter informações sobre produtos apícolas e oportunidades de mercado, instalação de apiários, equipamentos e utensílios, pastagem e alimentação e manejo para alta produtividade. “Esses temas foram escolhidos em função do desnivelamento de conhecimento do público alvo, bem como são assuntos inerentes à época, com manejos apropriados a estação”, observa Moraes.

Segundo dados da Emater/RS-Ascar são estimados que existam mais de 60 apicultores no município de Passo do Sobrado e cerca de 900 colmeias, com uma produção de mel estimada em 20 toneladas ao ano.

O extensionista rural explica que a apicultura sempre esteve presente no munícipio, no início com uma forma mais tímida e destinada ao consumo familiar, com baixo emprego de técnicas, passando ao longo dos anos a assumir a figura de complemento de renda as propriedades rurais. “Hoje com adoção de técnicas e com abertura de mercados e pelos processos de qualificação dos órgãos de extensão, já se tem agricultor obtendo rendas significativas da apicultura. Além do cenário econômico, temos questões ambientais envolvidas e sociais, pois a atividades envolve toda a família e troca de serviços com vizinhos”, avalia Moraes.

O Dia de Campo sobre Apicultura é promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Passo do Sobrado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do Apiário Sehnen. Os participantes devem seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 com o uso de máscara durante o evento. Também será disponibilizado álcool em gel para uso no local. Aos participantes é solicitado ainda que levem macacão apícola.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado