Câmara autoriza Prefeitura a contratar profissionais de educação para reabertura da Emei Vó Helma

Na sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires desta segunda-feira, 25, foi aprovado, em regime de urgência, Projeto de Lei do Executivo que prevê a contratação de profissionais na área da educação, para garantir a reabertura da Emei Vó Helma.

A Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Brands será gerida pela Administração Municipal neste ano, após uma experiência de parceria com uma OSC (Organização da Sociedade Civil) em 2020. Com a modificação, serão contratados de forma temporária, até 31 de dezembro, cinco professores de educação infantil, quatro agentes escolares e 12 monitores de educação infantil. As contratações, em caráter emergencial, vão ocorrer mediante Processo Seletivo Público Simplificado.

O projeto foi aprovado por todos os vereadores e, com isso, devem ser retomadas as atividades na Emei Vó Helma, para atendimento de 68 crianças. As demais Escolas de Educação Infantil do Município entraram em funcionamento no dia 18 de janeiro.

DEMAIS PROJETOS APROVADOS:

Frentes Parlamentares:

Do Legislativo, foi aprovado um projeto do vereador Sid Ferreira (PDT), que renova a instituição na Câmara da Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor dos Serviços de Telefonia”.

Outra Comissão Especial instituída é denominada “Frente Parlamentar de Infraestrutura e Planejamento do Município de Venâncio Aires”. Essa foi proposta pelos vereadores Renato Gollmann (PTB) e Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB).

Postos da Brigada Militar:

Também foram votadas e aprovadas moções. Uma delas, proposta por Clécio Espíndola, o Galo (PTB), será enviada ao governador do estado Eduardo Leite, ao vice-governador e secretário da segurança pública Ranolfo Vieira Júnior, e ao comando da Brigada Militar, apelando para que providenciem a instalação de um posto da Brigada militar na localidade de Vila Mariante. Ao relatar a moção, Galo lembrou que o distrito já contou com um comando da BM, que foi desativado.

Nesta mesma linha, já tramita na Câmara, uma Moção de Apelo que será encaminhada ao Governo Estadual, de autoria de Diego Wolschick (PTB), solicitando a instalação de um posto da Brigada Militar, com disponibilização de efetivo, no distrito de Vila Deodoro.

Pedidos ao Daer:

Da vereadora Janete Brandão (PSD), aprovada moção que será encaminhada ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), apelando para que sejam tomadas providências na recuperação da VRS-816, acesso que liga o a cidade à Vila Palanque, em Venâncio Aires.

Outra moção de apelo ao Daer foi proposta pelo vereador César Garcia da Rosa, o Cesão (PDT), para providências na recuperação da ERS-130, na região do distrito de Vila Mariante e na Ponte da localidade de Linha Itaipava das Flores.

Moções de aplauso também foram aprovadas na sessão. O vereador Benildo Soares (Republicanos) vai encaminhar o reconhecimento ao Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, pelo excelente trabalho realizado em 2020.

Ricardo Bergmann Landim (PSL) apresentou Moção de Aplausoendereçada à Prefeitura de Venâncio Aires, dirigida especialmente à Coordenadoria de Comunicação e Marketing, e a todos os apoiadores, pela criação da campanha publicitária de conscientização sobre a Covid-19 “Não dê férias a sua máscara”.

Renato Gollmann (PTB) propôs a realização de homenagem ao empresário e atleta Felipe Henker Loewe pelos projetos sociais e investimentos esportivos no município.

E ainda, aprovados requerimentos para realização de duas homenagens. Uma elas, de Tiago Quintana (PDT), solicita que seja homenageada a Casa da Luz, pela passagem dos 40 anos de fundação da empresa em 1º de dezembro.

A outra homenagem foi solicitada por Sandra Wagner (PSB) e será feita à profissional Sandra Sehn, pelos 30 anos de fundação da empresa Sandra Sehn Hair Desing, no dia 15 de janeiro.

PERÍODO DAS COMUNICAÇÕES

Já no período das comunicações, algumas manifestações de cobrança por parte de vereadores da oposição. Houve diversas falas, principalmente de vereadores do PTB, lamentando o anúncio de que a Administração Municipal trocou o lugar para construção de um Centro de Convivência em Venâncio Aires.

O governo passado tinha intensão de destinar o recurso para um terreno em Picada Mariante. Na última sexta-feira, o prefeito Jarbas da Rosa anunciou que o local foi modificado pela Administração atual antes de iniciar o processo licitatório para construção.

Como o valor disponível para a obra é proveniente de emenda parlamentar do deputado Marcelo Moraes (PTB), de R$ 500 mil, vereadores do partido questionaram porque a troca teria ocorrido sem que os parlamentares e o próprio deputado fossem comunicados previamente, já que um compromisso com a comunidade de Picada Mariante já havia sido firmado.

Também, destaque para uma fala do vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (Republicanos) que criticou o líder de Governo da Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), sobre pronunciamento da sessão passada, referindo-se a servidores de carreira. Ligado ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Muchila defendeu os concursados na fala e disse que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) deveria repensar a liderança de governo no Legislativo. O líder de governo Gerson Ruppenthal se pronunciou depois e respondeu as críticas de Muchila, dizendo que ele não o conhece para falar sobre sua vida e trabalho.

Outro assunto que também foi citado na sessão passada é relativo à construção de um lago em Venâncio para captação de água. A possibilidade já foi descartada pelo prefeito Jarbas da Rosa e também pela Corsan, mas os vereadores voltaram a se referir ao assunto, destacando ser necessário.

A próxima sessão da Câmara de Venâncio ocorre na segunda-feira que vem dia 1º de fevereiro. Para esta terça, 26, estava prevista uma audiência pública com a RGE, mas o evento foi cancelado. Assim que uma nova data for definida, haverá a divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado