Nesta semana, a RVA promoveu entrevistas com candidatos ao cargo de vice-prefeito. O objetivo é acompanhar o andamento da campanha eleitoral e detalhar as propostas das dobradinhas que disputam vaga à prefeitura de Venâncio Aires.
As participações ocorreram dentro do programa Venâncio Entrevista, e seguiu ordem definida em sorteio, que contou com a participação de assessores e representantes das coligações. O foco das perguntas teve direcionamentos para áreas de atuação dos candidatos.
Foco em projetos urbanísticos e de mobilidade
Durante a participação, Alexandre Wickert, que compõe chapa majoritária com Maciel Marasca, detalhou foco em projetos urbanísticos e mobilidade urbana. Na sua fala, apontou problemas na construção de conjuntos habitacionais verticais. Segundo ele, os planos são fundamentais para a comunidade, mas deveriam ter sido executados de forma horizontal, trazendo mais dignidade às famílias: “Dessa forma a gente consegue trazer mais autonomia a pessoa que recebe a casa, colocando ela em um espaço que está mais acostumado”, disse.
Com relação a mobilidade urbana, apontou a necessidade de um estudo para fluidez do trânsito. Um plano para melhorar a arborização da cidade e interior também é proposta da gestão, propondo ainda foco no Plano Diretor.
Fomento à cultura
Vice de Cândido Faleiro, Sérgio Rosa possui forte ligação com a cultura, sendo artista e palestrante. Durante participação, citou que pretende fortalecer recursos para fomento da área no município. “Investir em cultura é pensar em saúde preventiva, é prevenir a violência e melhorar a qualidade de vida”, explica.
Conforme o candidato, a cultura é fundamental para o desenvolvimento das comunidades. “A gente vai investir muito neste setor, pois acreditamos nele”, disse. Entre os projetos fortalecimento do Fundo Municipal de Cultura e ações no Parque do Chimarrão.
Avanços na saúde do município
Em dobradinha com Jarbas da Rosa, a atual vice-prefeita Izaura Landim destacou que pretende trabalhar buscando mais avanços na área da saúde. Formada em Enfermagem, destacou, durante a entrevista, ações realizadas nos últimos anos, com melhorias em unidades de saúde e ampliação no número de profissionais. “Sou defensora da saúde coletiva no município. A população pode e deve esperar de mim ações que melhorem a saúde e qualidade de vida”, ressalta.
O plano de governo para os próximos quatro anos, estabelece reformas e ampliações em diversas unidades básicas de saúde, como de Vila Santa Emília e Centro Linha Brasil; fortalecimento de grupos de prevenção; qualificação dos profissionais; e instalação de usina de oxigênio, no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Valorização da educação
Professora aposentada, Élida Klamt é vice da chapa liderada por Giovane Wickert. Posssui trajetória de cerca de 30 anos na área educacional. Ela citou que pretende valorizar a educação e focar no aumento de índices educacionais nos educandários da rede municipal.
Os objetivos estão definidos em pontos principais: “O que leva ao crescimento em índices educacionais é uma longa caminhada. Queremos começar organizando a equipe que trabalha com os professores, e isso de uma forma bem democrática. Temos tipologias de escolas diferentes, de tempo integral, cívico-militar e demais escolas, em formato geral, e vamos trabalhar de forma igualitária com elas”, afirma.