Casal constrói casa sustentável em forno de fumo com as próprias mãos em Venâncio Aires

Um casal construiu uma casa sustentável na região de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, a partir da estrutura de um forno de fumo. Depois de desenvolver atividades profissionais na Bahia, Bibiana Becker, de 33 anos, e Ricardo Antunes, de 29, voltaram para visitar a família e, com o avanço da pandemia e as restrições em viagens, tiveram férias “forçadas” no município.

O interesse pela área ambiental surgiu ainda na graduação. Bibiana Becker é arquiteta e conta com especialização em bioconstrução, que consiste no processo de estruturação através de materiais e técnicas de baixo impacto ambiental. “Uma amiga falou que tinha uma tia que estava buscando um arquiteto para fazer um projeto de uma casa sustentável na Bahia, me interessei e acabei fazendo. Quando concluí, me chamou para construir a casa lá”, disse.

Em Venâncio Aires, na propriedade de cerca de três hectares, o forno de fumo que serviu de base para a construção já havia sido reformado há alguns anos para receber chinchilas. Dentro do prédio, foi construído um mezanino de madeira para abrigar o quarto do casal. “Eu percebi no ambiente que tinha um potencial. A reforma é para manter a história do que passou por aqui. Aproveitamos a energia que estava e potencializamos com essa construção”, destacou Bibiana.

Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Antunes implanta, ao lado da companheira, novas ferramentas no local. Uma fossa séptica biodigestora e um telhado verde são destaques em Vila Mariante. Interessados em conhecer mais sobre o projeto desenvolvido pelo casal podem buscar informações pelos telefones (51) 9 9851-6431 e (51) 9 9656-5717.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado