Casal transforma propriedade e trabalha na criação de agrofloresta em Vila Mariante

Um casal transformou a propriedade da família e tem trabalho na criação de uma agrofloresta, em Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. Ainda pouco conhecido na região, o sistema reúne as culturas que tradicionalmente aparecem nos pratos da comunidade em consórcio com as plantas que integram a floresta. Ricardo Antunes, de 29 anos, e Bibiana Becker, de 33, apostam no modelo como uma forma de produção sustentável.

As mudas para implantação da agrofloresta vieram do projeto Biomas. Desde 2018, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) participa da ação que busca suprir a demanda do passivo florestal. “A gente divulgou e foi aí que a gente conhecer conheceu a família. Eu não tinha ouvido falar de agrofloresta em Venâncio. Repassamos o projeto para o Fetag. Depois de três ou quatro, vieram as mudas para fazer o plantio”, disse o tesoureiro da entidade, Gilmar de Oliveira.

Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Antunes pôde aplicar os conhecimentos. Nos últimos meses, foi realizado o redesenho da propriedade observando a incidência solar e as curvas de nível. “Buscamos as melhores interpretações para realizar o plantio da agrofloresta. A gente utilizou esses principios para realizar o plantio. Intercalando com as árvores, estamos plantando alimentos, como a fava, o amendoim e o aipim”, destacou.

Apesar de trabalhar na recuperação do solo, a família já colhe os resultados. Na mesa da propriedade, estão presentes legumes e hortaliças sem a utilização de agrotóxicos. “Por enquanto, estamos trabalhando o solo para que ele tenha condições de nos gerar muita comida sem a necessidade de usar adubos químicos e agrotóxicos. Tem as mudas nativas e logo virão mudas de árvores frutíferas e a produção de vegetais”, completou Bibiana Becker.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado