Cavalgada da Integração percorrerá quase 500 quilômetros neste ano

Cavalgada envolve os CTGs Chaleira Preta e Lenço Branco de Venâncio Aires; Querência da Mata, de Mato Leitão; Bento Gonçalves, de Lajeado; e Recanto Nativo, de Monte Alverne, e vai percorrer 498 quilômetros, em 15 dias

Entidades tradicionalistas se programam para participação na cerimônia de geração e distribuição da centelha da Chama Crioula. O evento ocorre entre os dias 16 e 18 de agosto, no município de Alegrete.

A Cavalgada da Integração, que envolve os CTGs Chaleira Preta e Lenço Branco de Venâncio Aires; Querência da Mata, de Mato Leitão; Bento Gonçalves, de Lajeado; e Recanto Nativo, de Monte Alverne, vai percorrer 498 quilômetros, em 15 dias, trazendo a centelha de um dos maiores símbolos da cultura gaúcha. Esta é a quarta vez que o grupo se reúne para buscar a centelha.

Serão cerca 30 integrantes no grupo, entre cavalarianos e organizadores que também ficam responsáveis pela preparação do cardápio que será servido durante os dias de retorno. Conforme Renato Dameda, a definição do roteiro iniciou em abril. “Buscamos um caminho que tivesse o mínimo de asfalto, visando o bem-estar dos cavalos e a segurança dos participantes”, explica o representante do CTG de Mato Leitão.

O roteiro vai percorrer 16 municípios. A saída de Alegrete ocorre no dia 18 de agosto e a chegada prevista é para o dia 1º de setembro. São 15 pontos para descanso à noite, que foram definidos pela comissão. Devem ser cerca de 32 quilômetros por dia.

A partir deste ano, a cavalgada formada pelo grupo, também passa a prestar homenagens a personalidades consideradas importantes para o desenvolvimento das entidades e da disseminação da cultura gaúcha. Nesta edição, será homenageado o tradicionalista Orlando dos Santos, que já foi patrão do CTG Lenço Branco e é um dos integrantes mais antigos das cavalgadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado