Aproximadamente 40 tratores estiveram participando de uma mobilização na tarde desta segunda-feira, 12, em Venâncio Aires. Assim como em diversos municípios do Rio Grande do Sul, foi realizado um “tratoraço”, integrando o movimento SOS Agro RS.
Os produtores rurais saíram do trevo de acesso à cidade, pela RSC-287, e seguiram pelo Acesso Dona Leopoldina e rua Osvaldo Aranha, até a Prefeitura. Após conversa com o prefeito Jarbas da Rosa, o grupo seguiu até a Câmara de Vereadores, onde participou da sessão ordinária, na sede do Legislativo.
Um dos líderes do movimento na Capital do Chimarrão, Rogério Palhares afirma que o objetivo do movimento foi buscar pelo apoio da comunidade e entes políticos: “Nós estamos apavorados. Tivemos dois anos de estiagem e agora a enchente. Já tínhamos dívidas prolongadas para este ano, mas agora não temos como pagar”, ressaltou.
Palhares disse os produtores de todo o estado buscam por alternativas de renegociação de crédito, com juros reduzido, e prazo ampliado para pagamento.
O Departamento de Trânsito e Brigada Militar estiveram realizando sinalização e controle dos veículos.