Comitiva do Norte do Brasil vai conhecer a erva-mate de Mato Leitão

Uma comitiva dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará vai conhecer a cultura e industrialização da erva-mate (matéria-prima do chimarrão) em Mato Leitão. A visita está agendada para o próximo dia 10 de setembro.

O roteiro pela Cidade das Orquídeas é organizado pelo extensionista rural da Emater, Rudinei Pinheiro Medeiros. A recepção ocorrerá na Câmara de Vereadores para informações gerais e das principais atividades desenvolvidas no Município.

Em seguida, o grupo conhecerá a propriedade de Cyro Hackenhaar que, juntamente com o filho André, cultivam erva-mate na Vila Santo Antônio, numa área de 16,4 hectares. A comitiva acompanhará também a industrialização da matéria-prima e, por último, está confirmada uma visita ao Paradouro Biomate, na RSC-453.

Em Mato Leitão, o cultivo da erva-mate envolve cerca de 80 produtores em cerca de 130 hectares. Uma das principais características dos ervais é o plantio consorciado com culturas anuais como milho, aipim, moranga cabotiá e feijão.

Os produtores locais participam da Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva).Além de Mato Leitão, a comitiva do Norte do Brasil passará pela Expointer, em Esteio, e nos municípios de Picada Café, Gramado e ainda Pantano Grande.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado