Confira os destaques da sessão da Câmara desta semana

A sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires desta segunda-feira, 23, começou com homenagens. A Arrozeira Santos foi homenageada pelos 35 anos, a partir de uma indicação de Gilberto dos Santos (MDB). Em nome da empresa, falou Airton dos Santos.

A Arrozeira Santos foi fundada em novembro de 1985, em Linha Picada Nova, interior de Venâncio Aires, por Armindo Lauermann dos Santos. Após alguns anos, os filhos Airton José dos Santos e Alexandre Manoel dos Santos passaram a integrar o quadro de sócios da empresa. Foto: Fernanda Bergmann / Câmara de Vereadores

A outra empresa homenageada foi C.L. Görgen, pelos 20 anos. O pedido de homenagem foi do vereador Nelsoir Battisti (PSD). Em nome da empresa, falou Cassiano Görgen, que ressaltou o trabalho desenvolvido e agradeceu a equipe.

A C. L. Görgen e Cia Ltda iniciou suas atividades em 1º de novembro de 2000. É uma empresa de logística de entregas e coletas de encomendas rápidas e atende especialmente municípios da grande Porto Alegre, Vale dos Sinos, Vale do Paranhana, Caí, Hortênsias, grande Caxias, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, em dois horários diários. A empresa atua como terceirizada da Rede Encomendas. Foto: Fernanda Bergmann / Câmara de Vereadores

PROJETOS

Depois das homenagens, teve início a votação de projetos. Do Poder Executivo, foi aprovado um projeto que autoriza a desafetação de bem imóvel, localizado no bairro Diettrich. Trata-se de uma Área de Recreação e Institucional, que depois deve ser vendida.

Também, autorizada a destinação de incentivo industrial à empresa Thaliny Indústria e Comércio de Confecções, que atua no ramo de fabricação e comércio varejista de artigos de vestuário. Estabelecida na rua Salvador Stein Goulart, no bairro Macedo, a empresa vai receber da Prefeitura um valor de R$ 11.040,00. O recurso será usado na compra de materiais necessários para instalação de placas solares para geração de energia.

Já de autoria do Legislativo, votado e aprovado o encaminhamento de um pedido de informações à RGE. De autoria da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), o documento pede que sejam esclarecidos os motivos de recorrentes quedas de luz nas últimas semanas.

COMUNICAÇÕES

Depois da votação de projetos, teve início o Período das Comunicações. Um dos primeiros a falar foi Eduardo Kappel (PL). Ele referiu os mandados de apreensão dos celulares dele e do prefeito eleito Jarbas da Rosa (PDT) na última semana. Segundo o vereador, os aparelhos foram apreendidos pela Polícia Federal para averiguação de denúncias feitas por ele com relação a conversas no WhatsApp do médico. O processo segue em sigilo pelo Ministério Público Eleitoral.

Outro assunto levantado na tribuna foi o IPTU. O vereador Tiago Quintana (PDT), encaminhou uma Indicação à Prefeitura de Venâncio Aires solicitando revisão de descontos para o IPTU 2021 e outros impostos municipais que seguem reajuste anual baseado no Índice Geral de Preços – Mercado.

De acordo com a segunda prévia de novembro, o IGP-M acumula taxa de inflação de 24,25% em 12 meses. Com a reposição do índice e a previsão de apenas CINCO por cento de desconto para o pagamento do IPTU à vista, em cota única, o vereador sugere que o Município amplie a concessão de descontos para evitar o saque no bolso dos contribuintes.

O projeto de Lei que estabeleceu prazos e formas de pagamento para o IPTU 2021 em Venâncio Aires foi aprovado ainda no mês de junho e não previa a disparada do IGP-M.

IGP-M é o índice oficial utilizado pelo Município para atualização da Unidade Padrão Municipal, que atualiza todos os valores cobrados e a receber. Além do IPTU, esse índice deve atingir em cheio valores das taxas municipais de licença e o ISS fixo para 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado