Cooperativas do Vale do Rio Pardo organizam ação solidária para o Dia C

O Dia Internacional do Cooperativismo, também chamado de Dia C, é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. Em 2021, o Dia C acontece no próximo dia 03 de julho. Para celebrar a data, cooperativas do Vale do Rio Pardo foram convidadas pela equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a desenvolverem ações sociais nos seus municípios.

A extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar, Cinara Kanitz, explica que em reunião com as cooperativas do Vale do Rio Pardo foi sugerida uma Campanha de Doação de Alimentos da Agricultura Familiar às famílias em vulnerabilidade, para marcar a passagem do Dia C, que tradicionalmente era comemorada com uma grande festa para fortificar laços entre as cooperativas e seus cooperados. “Porém, em função da Pandemia da Covid19, não foi possível realizar essas atividades nos dois últimos anos. A ideia então foi abraçada por todas as cooperativas, ressaltando que a empatia, cooperação e solidariedade está intrínseca ao ideal cooperativista”.

Articulada pelas cooperativas junto às administrações municipais, a Campanha irá arrecadar alimentos entre os cooperados, além de disponibilizar em locais públicos caixinhas para doação voluntária de valores dos munícipes.  Os valores arrecadados serão utilizados para a compra de alimentos das cooperativas da Agricultura Familiar e serão destinadas a famílias em vulnerabilidade social nos respectivos municípios.

Confira abaixo as cooperativas participantes e os locais de doação:

Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec): Serão disponibilizadas caixinhas na Feira Rural, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Secretaria Municipal de Agricultura e Educação. Os alimentos serão destinados ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no dia 5 de julho para a devida doação.

Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta): As doações podem ser realizadas nas feiras rurais do município. A entrega dos produtos será no dia 05 de julho para o Banco de Alimentos.

Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde Ltda (Coopasvale): auxilia na logística de cestas da Assistência Social e Defesa Civil no período da Pandemia da Covid19.

Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova): disponibilizará a caixinha para doações na sede da sua feira rural. A doação dos alimentos acontecerá no dia 03 de julho para o Gabinete da Primeira Dama.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado