Defesa Civil estadual emite alerta para possibilidade de nova cheia no Rio Taquari

A Defesa Civil Estadual emitiu, na tarde desta quarta-feira (15/7), um alerta para possibilidade de inundação em 17 cidades gaúchas,em decorrência da chuva acumulada prevista a partir desta quinta (16/7). O alerta tem vigência de 48 horas e foi emitido em razão do risco hidrológico (inundações) nas bacias dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Taquari.

O aviso é válido para cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Encantado, Estrela, Gravataí, Lajeado, Montenegro, Muçum, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Roca Sales, Santa Tereza, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Sapucaia do Sul.

Ao longo da quinta-feira (16/7) as chuvas retornam ao Estado, acumulando os maiores volumes novamente na metade norte gaúcha, onde o solo já se encontra saturado e os rios, acima da normalidade em função da chuva dos últimos dias.

Os prognósticos indicam que a maior parte da chuva prevista deve virar escoamento superficial, contribuindo rapidamente com a elevação dos rios nas bacias da metade norte, bem como potencializando a ocorrência de inundações.

As maiores respostas em função das chuvas devem ocorrer principalmente em nível de sub-bacia, ou seja, em córregos, arroios e rios de menor ordem, além de bacias com rápida resposta, como Taquari-Antas, Pardo e Caí, e também nas bacias do Sinos e Gravataí, as quais seguem com níveis acima dos limites de inundação.

A Defesa Civil Estadual, juntamente com a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, segue acompanhando a evolução das chuvas previstas a partir desta quinta (16). As nove Coordenadorias de Defesa Civil estão com todas as equipes técnicas mobilizadas para prestar suporte aos municípios.

Na sexta-feira (17/7), as instabilidades perdem força e a chuva só ocorre no norte gaúcho, no período da manhã, e ainda assim de forma isolada e fraca intensidade. No restante do Estado o tempo mistura sol com nuvens.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colisão de motos deixa uma vítima fatal em Santa Emília

Um acidente de trânsito deixou um homem morto e outro ferido na tarde desta quarta-feira, 05, na região de Linha Santa Emília....

Por influência da família, Vinicius Medeiros retira nome da corrida ao Executivo

Vinicius Medeiros permanece como presidente do PSDB e deve comendar a sigla nas eleições municipais deste ano

Estado homologa decreto por conta da enchente em Mariante

Integrantes da Administração Municipal discutem próximas etapas

Menos da metade dos bebês foram amamentados apenas com leite materno

Apesar do baixo índice, o Brasil registrou aumento no número de crianças de até seis meses que receberam amamentação exclusiva já que, em 2006, esse percentual era de 37%
error: Recurso desabilitado