Emenda parlamentar será usada na implantação do Centro de Bem-estar Animal em Venâncio Aires

Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, foi aprovado um projeto de lei do Executivo, que autoriza a utilização de recurso financeiro na implantação do Centro de Bem-estar Animal. O valor de R$ 390.478,41 é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado Federal Heitor Schuch (PSB). O projeto foi aprovado por todos os vereadores.

Conforme a matéria, a implantação de um Centro de Bem-estar Animal tem influência tanto na área ambiental, quanto em questões que envolvem a saúde pública, já que, de acordo com a Constituição Federal e demais legislações em vigor, é obrigação do poder público atuar nessas duas frentes.

O espaço deve ser construído junto à antiga sede da Favan, em Linha Ponte Queimada, com o objetivo de atender animais vítimas de maus tratos e abandono. Considera-se também que o aumento do número de animais que vivem nas ruas causa problemas como zoonoses (transmissão de doenças entre animais e para os seres humanos); acidentes de trânsito; ataques a pessoas e outros animais; e demais transtornos como barulho (principalmente quando uma fêmea entra no cio), lixo espalhado em decorrência da busca por alimento, entre outros.

Devido à atual estrutura do Município, as ações que têm sido realizadas para solucionar ou amenizar os problemas relacionados à questão animal, são as castrações de fêmeas; aplicação de medicamentos para pulgas, sarna, carrapatos; e as ações de fiscalização, restritas aos procedimentos administrativos. Ou seja, quando são verificadas situações de maus tratos, são expedidas notificações ou autos de infração, mas não é possível proceder com a apreensão (procedimento adequado em situações de maior gravidade), devido à falta de um local adequado para abrigar os animais. Desta forma, muitas das responsabilidades do Município acabam sendo absorvidas por Organizações Não Governamentais (ONGs).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado