Alertas para a possibilidade de uma cheia maior que a registrada no início de setembro são emitidos ao longo deste sábado, 18. Prefeitos de municípios do Vale do Taquari apelam para que moradores deixem suas casas ainda durante o dia. Famílias também são resgatadas e levadas para locais seguros.
A Defesa Civil estadual emitiu nota há pouco, dizendo que a partir do fim da tarde deste sábado, uma nova enchente deve atingir o Vale do Taquari, em níveis similares aos registrados no início de setembro. A situação é de alerta total por conta de novas inundações. O motivo são as chuvas muito volumosas e persistentes que ocorreram nos últimos dias, em várias regiões do Estado, ocasionando uma nova elevação do rio Taquari.
Ainda de acordo com o órgão, desta vez, é esperada uma elevação gradual do nível do rio, até chegar à cota de inundação. Embora o nível das águas não deva se elevar de maneira abrupta, o volume de água e a cota de inundação serão muito parecidos com os registrados em setembro.
“É muito importante que as pessoas que moram em áreas de risco, que foram afetadas pela enchente de setembro ou que já estão em situação de alagamento procurem informar-se com as Defesas Civis dos respectivos municípios sobre quais são as medidas de prevenção previstas nos seus Planos de Contingência, como rotas de fuga, locais de risco e abrigos públicos. É essencial, nesse momento, que as famílias saiam de suas casas levando somente o essencial e procurem abrigo em local seguro”, finaliza a nota.
VILA MARIANTE
Em Venâncio Aires, no distrito de Vila Mariante, dezenas de pessoas já foram retiradas de suas casas e levadas ao ginásio de Linha Mangueirão, onde estão sendo abrigadas. Desde o início da manhã, equipes da Prefeitura estão mobilizadas em Vila Mariante e localidades próximas, orientando a comunidade e monitorando a situação que envolve a elevação do nível do rio Taquari.