Escolas de Mato Leitão voltam a receber alunos na próxima semana

A partir da próxima terça-feira, dia 13, a Escola Infantil Vó Olga e Escola Santo Antônio de Pádua voltarão a receber alunos. Por conta da pandemia coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas desde 19 de março. A retomada gradual será para as crianças dos níveis 5 e 6 matriculados nas duas instituições de ensino da rede municipal. A expectativa é que cerca de 50 crianças retornem às atividades.

O formato de atendimento será diferenciado neste primeiro momento. As crianças permanecerão na escola apenas um turno, das 7h30min às 11h30min. Cada turma será dividida em dois grupos e a ida a escola ocorrerá de forma intercalada. O grupo vai ir durante uma semana. Na terceira, nenhum dos dois terá aula presencial, formando ciclos de três semanas.

A secretária Simone Silberschlag destaca que serão seguidos diversos protocolos que garantam a segurança e previnam o contágio da Covid-19. Dentre eles, está o uso de máscara pelos alunos e profissionais. As crianças passarão pela aferição da temperatura quando entrarem no transporte escolar ou ao chegar na instituição de ensino. Além disso, haverá higienização das mãos e limpeza dos calçados no tapete sanitizante que será disponibilizado na entrada de cada escola.

PREPARAÇÃO

Na quinta-feira, 8, a enfermeira Carla Inês Heinen Stöhr e o fiscal sanitário Luiz Antônio Lopes visitaram as escolas Vó Olga e Santo Antônio de Pádua para conversar e esclarecer dúvidas das profissionais sobre os procedimentos e cuidados para receber os alunos de acordo com os protocolos de segurança e higiene.

INTERVALO

A terceira semana será dedicada ao planejamento dos professores. Paralelo a isso, os estudantes que não participarem das aulas presenciais continuarão realizando atividades pedagógicas não presenciais.

ESCOLAS

Os profissionais das escolas Santo Antônio de Pádua e Vó Olga estão trabalhando na limpeza da estrutura física e organizando os espaços, como a colocação de cartazes e marcações que identifiquem o distanciamento indicado entre cada criança e a higienização de brinquedos e espaços de convivência. Cada turma terá um monitor auxiliando o professor na realização das atividades.

Para tornar o retorno possível, a Prefeitura adquiriu totens para álcool gel, suporte para papel toalha, tapetes sanitizantes, termômetros, borrifadores de álcool e dispensers para sabão líquido, além de outros materiais. O transporte escolar também foi remodelado e dividido de acordo com as regiões onde os estudantes moram.

PONCHO

O retorno do ensino médio no Colégio Estadual Poncho Verde foi adiado. A nova data é 21 de outubro. As demais datas, ensino fundamental Anos Finais (dia 28) e Anos Iniciais (12 de novembro) estão mantidas. As aulas de Educação Física continuarão acontecendo no formato remoto.

Os alunos permanecerão na escola por um período reduzido, sendo de três horas de aulas presenciais e duas a distância. As turmas serão divididas em dois grupos, com revezamento semanal entre eles. Quem optou por não retornar para as aulas presenciais, seguirá com atividades remotas. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Izaura Landim busca emendas impositivas para a Saúde

Com previsão de redução no orçamento da pasta para o próximo ano, Izaura solicitou aos atuais vereadores apoio na destinação de recursos das emendas impositivas para as áreas mais afetadas, como cirurgias eletivas, consultas, exames e assistência farmacêutica

PIM/Criança Feliz: Formação Continuada marca o dia do bebê

A formação será exclusiva para a equipe do PIM/Criança Feliz, e contará com uma palestra da enfermeira do Centro Materno Infantil, Daiana Ruaro

Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul é cancelada

Segundo a Afubra, o cancelamento do evento deve-se à pandemia

Conmebol altera datas dos confrontos entre Inter e Boca Juniors

Jogos foram adiados após notícia de morte de Diego Maradona