Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde completa 23 anos sob nova coordenação

A quinta-feira, 8, marca os 23 anos de atividades da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs) em Venâncio Aires. Implantado pelo Ministério da Saúde, em 1991, a ação chegou no município com a finalidade de buscar alternativas para melhorar as condições de saúde das comunidades.

Conforme o enfermeiro Samuel Bittencourt da Luz Júnior, atual coordenador municipal da saúde básica e da Eacs, a Capital Nacional do Chimarrão tem 40 agentes comunitários de saúde. Do total, 28 atuam em Equipes de Saúde da Família e 12 na Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde.

“O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe”, destaca Samuel. De acordo com o coordenador, os profissionais são escolhidos dentro da própria comunidade para atuarem junto dessa população.

NOVIDADES – A nova coordenação do Eacs pretende descentralizar as atividades dos agentes, fazendo com que os profissionais atuem de forma mais conjunta e presente também nas unidades de saúde das localidades onde trabalham. “A nossa proposta é oportunizar uma vivência maior dos agentes comunitários de saúde também nas unidades”, explica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado