Executivo e entidades do Governo Federal debatem situação de famílias refugiadas em Venâncio Aires

O prefeito Giovane Wickert e integrantes da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), receberam comitiva da Coordenação Geral do Comitê Nacional para os Refugiados (CGConare).

No encontro, foi feito balanço e fechamento do Projeto de Reassentamento – termo de colaboração SICONV 881024/2018 – entre a Associação Antônio Vieira (ASAV) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em Venâncio Aires.

Venâncio Aires é pioneiro no Brasil na inserção de refugiados. Em 2011 o Município foi o primeiro a inserir imigrantes palestinos no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’. Ao longo dos anos, imigrantes de outros países também chegaram ao município, como do Haiti, Senegal, El Salvador, Colômbia e Argentina. Em maior número, desde o ano passado, venezuelanos totalizaram 215 residentes imigrantes e refugiados.

Na reunião, além do agradecimento à Gestão Municipal 2017/2020 pela acolhida e parceria com os órgãos, os representantes federais aproveitaram para buscar referências no Município, sobre a formatação e criação da Divisão de Imigrantes e Refugiados, departamento atuante na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.

Participaram da reunião, a coordenadora de Políticas de Refúgio Gabriella Gonçalves, e os Oficiais de Elegibilidade, Matheus Ribeiro e Osório Vilela – todos do Governo Federal. Pela Associação Antônio Vieira, que integra o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados no Brasil (SJMR) e do ACNUR, estiveram presentes a assessora Gabriela Cortina e a coordenadora Karin Wapechowski.

Tendo como preocupação as políticas públicas afirmativas e de inclusão para imigrantes e refugiados, novas ações foram criadas em Venâncio nos últimos anos para atender as famílias. Dessa forma, um compromisso foi selado e junto com ele o reconhecimento por parte da Acnur, que certificou as profissionais de Assistência Social do Cras, Daiane Führ, Fabiana Souza e Letícia Wilges, por todo o trabalho prestado, bem como ao prefeito Giovane Wickert.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fusca batido atrapalha fluxo na ERS-422

A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para atender a ocorrência e deve fazer os levantamentos necessários

Mulher encontrada ferida com golpes de faca é socorrida no Bairro Coronel Brito

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e os socorristas encaminharam a vítima para o Hospital São Sebastião Mártir

Sandra Calçados inicia caminhada em Venâncio Aires e projeta ampliação do público-alvo

Segundo o sócio-proprietário Édson Schneider, a aquisição começou como uma brincadeira da esposa Sandra

Atendimento presencial nas escolas de educação infantil serão retomados nesta segunda-feira em Venâncio Aires

Para garantir a segurança dos estudantes, protocolos foram montados e a retomada será de forma escalonada
error: Recurso desabilitado