Executivo e entidades do Governo Federal debatem situação de famílias refugiadas em Venâncio Aires

O prefeito Giovane Wickert e integrantes da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), receberam comitiva da Coordenação Geral do Comitê Nacional para os Refugiados (CGConare).

No encontro, foi feito balanço e fechamento do Projeto de Reassentamento – termo de colaboração SICONV 881024/2018 – entre a Associação Antônio Vieira (ASAV) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em Venâncio Aires.

Venâncio Aires é pioneiro no Brasil na inserção de refugiados. Em 2011 o Município foi o primeiro a inserir imigrantes palestinos no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’. Ao longo dos anos, imigrantes de outros países também chegaram ao município, como do Haiti, Senegal, El Salvador, Colômbia e Argentina. Em maior número, desde o ano passado, venezuelanos totalizaram 215 residentes imigrantes e refugiados.

Na reunião, além do agradecimento à Gestão Municipal 2017/2020 pela acolhida e parceria com os órgãos, os representantes federais aproveitaram para buscar referências no Município, sobre a formatação e criação da Divisão de Imigrantes e Refugiados, departamento atuante na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.

Participaram da reunião, a coordenadora de Políticas de Refúgio Gabriella Gonçalves, e os Oficiais de Elegibilidade, Matheus Ribeiro e Osório Vilela – todos do Governo Federal. Pela Associação Antônio Vieira, que integra o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados no Brasil (SJMR) e do ACNUR, estiveram presentes a assessora Gabriela Cortina e a coordenadora Karin Wapechowski.

Tendo como preocupação as políticas públicas afirmativas e de inclusão para imigrantes e refugiados, novas ações foram criadas em Venâncio nos últimos anos para atender as famílias. Dessa forma, um compromisso foi selado e junto com ele o reconhecimento por parte da Acnur, que certificou as profissionais de Assistência Social do Cras, Daiane Führ, Fabiana Souza e Letícia Wilges, por todo o trabalho prestado, bem como ao prefeito Giovane Wickert.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado