Fórum de Educação ganha novo formato e volta com atividades presenciais

Atendendo a sugestões vindas dos próprios participantes de edições anteriores, as programações do XII Fórum Internacional e XVI Fórum Nacional de Educação acontecem em novo formato. De acordo com o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique, desenvolver as formações de forma menos extensa, cansativa e também mais efetiva na prática dos profissionais da educação, é a didática que marca a retomada das atividades presenciais dos fóruns.

Apesar de já ter tido ações nos meses de fevereiro, abril e maio, o cronograma prevê para julho, entre os dias 18 e 20, programações mais concentradas a partir de palestras com profissionais renomados, oficinas e seminário com troca de experiências entre os participantes. Os momentos de formação são voltados aos professores, de forma especial da rede municipal da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A programação de julho dos Fóruns Nacional e Internacional foi apresentada durante a cerimônia de entrega de equipamentos tecnológicos aos diretores das escolas municipais, nesta quarta-feira, 15. Na ocasião, o prefeito Jarbas da Rosa, ao lado da vice-prefeita Izaura Landim, destacou os esforços e a prioridade da Administração para oferecer tecnologia e melhorias nos prédios e espaços escolares, sem deixar de levar oportunidade de qualificação aos profissionais que atuam na rede municipal. “Eu tenho muito orgulho dos nossos profissionais de Educação. Vocês são os legítimos representantes do serviço público porque estão lá na ponta com os alunos, com os pais, com as comunidades”, destacou Jarbas.

Ainda conforme o secretário de Educação, as palestras que acontecem em julho devem ter parceria com o Sesc, assim como as oficinas terão apoio do Sebrae. “Tínhamos quatro ou cinco dias de fórum e os participantes avaliavam como cansativos e sem muita efetividade na prática. A ideia agora é ir fazendo essa formação em etapas para que os assuntos possam ir sendo aplicados e avaliados durante o ano pelos professores. Sobretudo, promover a troca de experiências entre os nossos professores, de acordo com a nossa realidade é uma maneira que julgamos ter ótimos resultados práticos para a Educação”, destacou Henrique.

Serão palestrantes nos dias 18, 19 e 20 de julho, os professores António Nóvoa, Magali Quevedo Grave, Aline Lorandi, Rafael Kelleter, Altino José Martins Filho e Luana Tolentino. Além das palestras, também vai acontecer o II Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação e Oficinas com o Sebrae. Já para outubro, as atividades serão com a professora Especialista Siméia Goularte, além de Oficinas Encontros por Componentes Curriculares.

- Advertisement -
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado