A Mostra Venancio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) não acontecerá neste ano em Venâncio Aires. A atividade é promovida pelo IFSul e reúne estudantes locais e de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Em entrevista à RVA, o diretor da instituição, Geovane Griesang, destacou que um dos motivos para o cancelamento da edição deste ano foi a greve dos professores promovida em abril, que afetou o desenvolvimento das aulas, não tendo tempo hábil para promoção de pesquisas e organização.
Bloqueios no orçamento também prejudicaram a realização da Movaci, conforme explica Griesang: “É um bloqueio bastante significativo, onde 18% do nosso orçamento acabou sendo bloqueio e nós ainda não tivemos a liberação dos valores”, afirma. O bloqueio afeta a realização de outros projetos, como viagens e aquisição de materiais.
Entre 2018 e 2022, a Movaci também não teve efetivação das atividades por conta da falta de recursos financeiros e, também, da pandemia de Covid-19. No ano passado, um grande número participou das atividades.