Obrigação sanitária de todos os produtores gaúchos, a Declaração Anual de Rebanho pode ser realizada até o dia 14 de junho. O prazo foi aberto nesta semana. Os dados são importantes para apresentar a distribuição de animais no Rio Grande do Sul e desde o ano passado o produtor pode fazer a declaração pela internet.
Durante entrevista à reportagem, o fiscal agropecuário João Juliano Pinheiro disse que o objetivo é poder visualizar os locais que estão concentradas as maiores produções de rebanhos e centralizar eventuais trabalhos de defesa sanitária. “Caso possa surgir alguma doença a gente já sabe onde começar a agir”, explica.
Em Venâncio Aires, são esperadas 3.596 declarações de rebanho. Na região, devem ser preenchidos 882 documentos em Passo do Sobrado; 559 em Vale Verde e 334 em Mato Leitão. Em 2023, foram entregues 84,1% das declarações de rebanho esperadas para a Defesa de Inspetoria Veterinária em Venâncio Aires.
A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada na propriedade, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes e abelhas. O produtor que não realizar a declaração receberá auto de infração. “Mas se a pessoa repetiu em algum outro ano a não declaração isso acaba se tornando em uma multa”, disse.