Inspetoria de Defesa Agropecuária de Venâncio Aires deve receber mais de 3,5 mil declarações de rebanho

Prazo para preenchimento da documentação encerra no dia 14 de junho e pode ser realizado pela internet ou na Inspetoria de Defesa Agropecuária

Obrigação sanitária de todos os produtores gaúchos, a Declaração Anual de Rebanho pode ser realizada até o dia 14 de junho. O prazo foi aberto nesta semana. Os dados são importantes para apresentar a distribuição de animais no Rio Grande do Sul e desde o ano passado o produtor pode fazer a declaração pela internet.

Durante entrevista à reportagem, o fiscal agropecuário João Juliano Pinheiro disse que o objetivo é poder visualizar os locais que estão concentradas as maiores produções de rebanhos e centralizar eventuais trabalhos de defesa sanitária. “Caso possa surgir alguma doença a gente já sabe onde começar a agir”, explica.

Em Venâncio Aires, são esperadas 3.596 declarações de rebanho. Na região, devem ser preenchidos 882 documentos em Passo do Sobrado; 559 em Vale Verde e 334 em Mato Leitão. Em 2023, foram entregues 84,1% das declarações de rebanho esperadas para a Defesa de Inspetoria Veterinária em Venâncio Aires.

A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada na propriedade, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes e abelhas. O produtor que não realizar a declaração receberá auto de infração. “Mas se a pessoa repetiu em algum outro ano a não declaração isso acaba se tornando em uma multa”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado