Jovem de Linha Tangerinas aposta na produção de tomates e morangos na propriedade familiar

Formada em Design pela Univates, uma jovem de 24 anos, moradora do interior de Venâncio Aires, resolveu mudar os rumos da carreira profissional e investir na propriedade da família. A designer gráfica Letícia Eichelberger, de Linha Tangerinas, largou o trabalho na cidade e decidiu apostar na produção de tomates e morangos sem o uso de agrotóxicos.

Em entrevista à reportagem da RVA, Letícia explicou que sempre teve vontade de empreender e ter um negócio próprio. “Tomei a decisão de sair do meu emprego como designer e montar a minha estufa para me tornar produtora de morangos. Foi uma maneira de ter mais autonomia e mais qualidade de vida, uma vez que eu tenho mais contato com a natureza, estou mais livre e faço minha própria agenda”, ressaltou.

Com a criação da marca Eich Agricultura, em um primeiro momento, ela plantou tomates de três espécies: San Marzano, Cereja e Grape. Com o fechamento do ciclo de tomates, a produtora aguarda a chegada de mudas de morangos, para realizar o plantio em março.

Letícia disse que tudo começou com pesquisas, contatos com a Emater e busca por financiamentos para conseguir erguer o empreendimento. A primeira coisa que fez foi visitar a propriedade de Mônica Moraes, em Linha Estrela, onde são cultivados morangos. Por já ter experiência na agricultura, junto dos pais Janice e Sebaldo, a jovem buscou alternativas financeiras, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Na Emater, ainda obteve apoio técnico sobre a melhor cultura rural a investir.

A produção também é uma aposta na diversificação à cultura do tabaco que, atualmente, representa a maior fonte de renda da família Eichelberger. Segundo Letícia, o início da produção de tomates teve boas vendas. “Em função das mudas de morango chegarem apenas em março, em comecei plantando tomates. Plantei 112 pés de cada variedade e não tive problemas com as vendas, nem precisei me desfazer da produção. Eu vendi diretamente para o consumidor final e também consegui fazer algumas vendas para a Cooprova (Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires)”, destacou a jovem.

Enquanto as mudas de morangos não chegam, Letícia aproveita a formação em Design para divulgar a marca nas redes sociais. Interessados em conhecer o negócio podem procurar Eich Agricultura no Instagram.

Em um primeiro momento, foram cultivados tomates de três espécies: San Marzano, Cereja e Grape. Foto: Arquivo pessoal
Família Eichelberger, Linha Tangerinas. Foto: Arquivo pessoal.
Com o fechamento do ciclo de tomates, é aguardada a chegada de mudas de morangos, para realizar o plantio em março. Foto: Arquivo pessoal.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado