Junho Lilás reforça importância do Teste do Pezinho em bebês recém-nascidos

Para reforçar a importância do Teste do Pezinho, durante o mês de junho, é promovida a campanha Junho Lilás. A cor foi escolhida com o intuito de representar tranquilidade e transformação. Já o Teste do Pezinho é um procedimento laboratorial de triagem neonatal, feito através de gotas de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido. O ideal é que seja feito entre o 3° e o 5° dia de vida do bebê para o diagnóstico conclusivo da doença triada, e início do tratamento, em até 15 dias de vida.

Em Venâncio Aires, segundo a enfermeira responsável pela maternidade do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Camila Scheibler de Moura, o serviço é agendado pela própria casa de saúde com o posto, onde os responsáveis levam a criança para o exame gratuito.

O teste do pezinho detecta precocemente doenças antes mesmo do aparecimento dos sintomas, que, muitas vezes, podem ser evitados por meio do tratamento apropriado. Até 53 patologias podem ser identificadas com a furadinha no pezinho do bebê.

Outros exames do bebê ainda no hospital

Diferente do Teste do Pezinho, que é feito no posto de saúde, outros exames são feitos ainda no hospital. Em Venâncio, o bebê sai da maternidade do HSSM com testes de coração, orelha, língua e olho já realizados. De acordo com a fonoaudióloga responsável, Josiane Felin, o Teste da Linguinha, por exemplo, visa garantir que a criança desenvolva de forma correta a amamentação. Já o Teste da Orelhinha é para detecção de perda auditiva precoce.

Ainda com relação ao Teste da Orelhinha, Josiane Felin destaca que, em março, durante um período mais complicado da pandemia, alguns testes de orelhinha não puderam ser realizados. A fonoaudióloga reforça que as mães devem conferir se esse exame está faltando e entrar em contato com o Hospital São Sebastião Mártir para agendamento. O telefone é o 3793-2100.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado