Mais de 580 pessoas aguardam por cirurgias eletivas em Venâncio

Considerando o atual cenário de pandemia do coronavírus, os procedimentos eletivos, que haviam sido suspensos em Venâncio Aires, são retomados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Apesar do período em que não foram feitos os procedimentos, segundo o secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, a lista de espera não teve grande crescimento. Atualmente, mais de 580 pessoas aguardam por cirurgia pelo SUS. Durante os últimos meses, houve até mesmo uma redução no ingresso de pacientes novos.

Conforme levantamento feito pela Rádio Venâncio Aires na manhã desta quarta-feira, 24, são 589 nomes na espera. A maior lista é da cirurgia geral, com 453 pessoas. A grande maioria dessas, aguarda por retirada de hérnias ou da vesícula biliar. A pessoa que aguarda há mais tempo para ser chamada, entrou na lista em junho de 2018. “É um número importante na cirurgia geral, especialmente. Nas outras especialidades temos a situação bem mais controlada. Lembrando que em 2017 eram mais de 1.200 pessoas na fila”, destaca Schwengber.

Há também pacientes aguardando por procedimentos nas áreas de coloproctologia (8), cirurgia vascular (62), ginecologia (41) e urologia (25). As listas de pacientes que aguardam pela realização de cirurgias pelo SUS em Venâncio Aires podem ser conferidas no site da prefeitura, onde há a designação por especialidades.

Cuidados redobrados

O Hospital São Sebastião Mártir redobrou os cuidados com profissionais e pacientes para realização das cirurgias sem urgência. O secretário Ramon Schwengber, explicou que são vivenciadas novas rotinas nos ambientes hospitalares, para garantir a proteção de todos que buscam atendimento, como também dos profissionais de saúde, na prevenção ao coronavírus.

Com base em critérios estabelecidos por órgãos fiscalizadores e de vigilância epidemiológica, é feita a triagem dos pacientes e dada prioridade à realização de procedimentos aos que estão fora de grupos de risco e sem comorbidades associadas.

- Advertisement -
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado