O chamado ‘tratamento precoce’ da covid-19, com o uso de um kit de medicamentos é um termo bastante citado por médicos e pela comunidade. Com o aumento de casos de coronavírus e também de mortes nos últimos dias, muitas pessoas têm feito questionamentos sobre esse recurso e apontado como uma possível solução. Em Venâncio Aires, no entanto, o que algumas pessoas não sabem, é que o tratamento já é realizado em alguns pacientes.
A afirmação foi feita neste sábado, 6, pelo diretor técnico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Guilherme Fürst Neto, em entrevista ao programa Tua Vida Melhor, da Prefeitura, na RVA. “O ‘kit covid’ está no protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, que eu ajudei a desenvolver. Ali consta hidroxicloroquina, ivermectina, zinco, vitamina D. Tá ali, tem no posto de saúde. As pessoas estão tomando e tão morrendo”, destaca.
Segundo o médico Guilherme, inclusive os pacientes com covid-19 que estão internados na UTI, em estado grave, receberam tratamento com ivermectina. “Eu contei quinta-feira. Dos 16 covid que estavam na UTI, os 16 tomaram ivermectina. Aí vão me dizer ‘mas outros 50 não foram pra UTI’. Até pode ser. Eu sou a favor de usar. Acho que tem que usar. Mas, não vão achar que a ivermectina vai salvar vocês. Só tem uma coisa que salva e é o oxigênio. E acabou!”, explicou.
Nas últimas horas, Venâncio Aires registrou quatro mortes de pessoas que estavam com covid-19. Três morreram no HSSM, com idades de 81, 65 e 51 anos. Já na UPA-24, morreu um homem de 49 anos.
LEIA MAIS: Quatro mortes por covid-19 são registradas nas últimas horas em Venâncio Aires.