Ministério Público entrega mais de 100 celulares apreendidos na Peva para Secretaria de Educação

Resultado de apreensões internas feitas pela equipe de segurança da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, 105 aparelhos de celular devem mudar radicalmente de finalidade. O que antes serviria muito provavelmente para fomentar ações criminosas e ilegais, agora vai garantir melhores condições de estudos a alunos da rede pública de ensino. É o projeto Alquimia, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e que tem parceria com cursos técnicos da PUC.


Na tarde desta segunda-feira, 14, o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, a assistente social da Peva, Débora Schonarth, e o chefe de segurança da casa prisional, Luciano Galvão, fizeram a entrega oficial dos aparelhos ao secretário da Educação, Emerson Elói Henrique, e a coordenadora pedagógica, Juliane Weiss Niedermayer. “Alquimia significa transformação. Essa é nossa ideia, direcionar esses aparelhos a crianças carentes para que façam um bom aproveitamento na sua própria educação. Um aparelho que estava destinado a favorecer a criminalidade agora pode prevenir crimes, justamente por beneficiar a educação”, disse o promotor.


O chefe de segurança da Peva, Luciano Galvão, destacou que os aparelhos foram recolhidos na penitenciária. “Os telefones são oriundos de arremessos interceptados e de vistorias gerais nas celas. Sabendo da possibilidade de fazer o emprego desses itens na educação, procuramos o promotor e a Secretaria de Educação para ver a possibilidade de colocar o projeto em prática aqui em Venâncio Aires. A ideia foi muito bem aceita e encaminhada”, destacou.

Repasse

O repasse para as escolas fica sob responsabilidade da Secretaria de Educação, a partir da demanda apresentada pelas equipes diretivas dos educandários, buscando contemplar os alunos sem acesso a estes instrumentos. Os telefones estão sem chip, devidamente restaurados e aptos para a utilização, oportunizando o acesso à internet e a aulas virtuais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado