Município protocola pedido de área do antigo Instituto Penal junto ao Estado

Através da Subsecretaria de Patrimônio do Governo do Estado, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, protocolou formalmente na última sexta-feira, 10, solicitação de doação da área de 5,7 hectares, localizada no distrito de Estância Nova, e que abrigava o antigo Instituto Penal de Mariante.

Considerando o estado de calamidade pública e a recomendação do Ministério Público de proibir construções e reconstruções em áreas de risco e encostas do rio Taquari, a Administração Municipal projeta utilizar o local como alternativa para um projeto habitacional aos atingidos pelas enchentes, especialmente do distrito de Vila Mariante.

Ainda sem um levantamento definitivo dos imóveis atingidos na região, já que o acesso à Vila Mariante segue limitado pelas águas, o prefeito já adiantou que é preciso buscar uma solução definitiva para o local. “Foram três grandes enchentes com estragos milionários em menos de seis meses. Não podemos pensar em reconstruir escolas, Posto de Saúde e moradias ali. Temos que entender que essa tragédia veio para nos fazer mudar paradigmas”, sentenciou.

Mantendo o perfil de vilarejo semiagrícola, a intenção da Administração Municipal é oferecer condições de moradia às famílias a apenas dez quilômetros de Vila Mariante. O distrito de Vila Estância Nova, que já conta com a Escola Estadual Adelina Isabela Konzen, um Posto de Saúde, ginásio de esportes e infraestrutura em torno da área projetada, deve abrigar um completo projeto para novas moradias. “Além disso, queremos proporcionar a transferência de pequenos comércios e empresas interessadas. Ao lado já está projetado um Distrito Industrial, que aguarda o licenciamento do Estado, e poderá trazer ainda mais desenvolvimento para a região”, acrescenta Jarbas da Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado