Parceria entre Interact Club e Município leva absorventes íntimos e orientações a escolas públicas

Disponibilizar absorventes íntimos e orientações sobre a utilização do produto é uma iniciativa do Interact Club de Venâncio Aires, com o apoio do Gabinete da Primeira-dama e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A parceria firmada nesta semana foi intermediada pela vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), que recentemente apresentou na Câmara, uma indicação para que o Município crie um programa de distribuição de absorventes para jovens e adolescentes em situação de pobreza extrema. “Realizamos no ano passado uma ação de distribuição de kits de higiene íntima na Penitenciária Feminina de Lajeado e a nossa ideia era ampliar para as escolas também. Quando vimos a proposta da vereadora, pensamos em somar as ideias”, explica a integrante do Interact, Isadora Ortiz Barden.

Já a vereadora Ana Claudia comemora a forma positiva com que repercutiu a indicação: “logo depois de divulgarmos a ideia já recebemos o apoio da comunidade, conseguimos uma parceria com a Farmácia São João e agora também do Interact, além de uma doação de valores feita pelo professor João Moacir Ferreira, presidente do Rotary, que oportunizou a compra dos primeiros kits”.

ESCOLAS – A parceria entre os setores, inicialmente, vai disponibilizar absorventes nos banheiros femininos em quatro escolas públicas: 11 de Maio, Crescer, Otto Daniel Brands e Dom Pedro II. Junto aos produtos estarão cartazes com orientações sobre o assunto. Já nos banheiros femininos das duas praças centrais haverá indicação de onde podem ser conseguidos absorventes, durante a semana, em caso de necessidade

Eloísa Bergmaschi que também integra o Interact explica que o clube vai fazer a aquisição de absorventes, com recursos obtidos a partir de da participação dos voluntários em um concurso de projetos promovido pelo Rotary Venâncio Aires: “nossa ideia é tornar esse projeto permanente nas escolas, inclusive procurando ampliar para outros educandários”.

Os primeiros pacotes de absorventes foram repassados nesta quinta-feira à primeira-dama Janete da Rosa e a secretária de Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade. A partir da próxima semana, os integrantes dos clubes de serviços farão a distribuição dos itens nas escolas, juntamente com o material de orientação.
“O assunto menstruação ainda é tabu em muitas famílias. É um momento muito marcante para as meninas e a falta de instruções e esclarecimentos as deixam inseguras, muitas vezes nem sabendo como agir com a situação”, justifica a vereadora, lembrando que a indicação atende a uma necessidade e é referente a saúde pública também.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado