Pesquisadores do IFSul desenvolvem equipamentos para desinfecção de itens contaminados pelo coronavírus

Um grupo de pesquisadores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) desenvolveu equipamentos para facilitar a descontaminação de itens utilizados no combate ao coronavírus. Os projetos desenvolvidos também abordam a criação de aerocâmara, que diminui o risco de contaminação dos profissionais de saúde, e busca diminuir o custo para substituição de peças quebradas nos equipamentos de hospitais. Serão desenvolvidas cerca de 50 unidades de cada item para doação aos hostais que ficam próximos de cada educandário.

Conforme o professor Gelson Luís Peter Corrêa, o estudo envolve o teste e produção de protótipos que utilizam raios ultravioleta para eliminar o vírus em máscaras e em ambientes. “O campus Bagé faz testes biológicos para ver se realmente acaba com o vírus. O sistema de desinfecção de ambientes vai ser a mesma coisa. Depois disso, se for comercializado, nós temos que fazer outros testes. Essas análises primárias vão contribuir para certificação”, disse.

Outra frente desenvolvida pelos professores e alunos é a produção de peças de equipamentos hospitalares para diminuir o custo. “Como não é nosso norte trabalhar com equipamentos hospitalares, a gente parte de algumas coisas prontas. A ideia é trabalhar com o desenvolvimento de soluções com custo mais baixo. A maior parte existe, mas a gente faz melhorias e adapta para nossa realidade”, disse.

Veja o protótipo de respirado que está sendo desenvolvido:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado