Prefeito Giovane Wickert sanciona Lei que cria mês de combate às Fake News em Venâncio Aires

O prefeito Giovane Wickert sancionou a Lei nº 6.587, que institui o mês de de conscientização, orientação e combate às Fake News em Venâncio Aires. A medida determina que ações devam ser realizadas todos os anos, em setembro.

O projeto de Lei, de autoria do vereador Ciro Fernandes, do PDT, foi aprovado em sessão da Câmara de Vereadores, com objetivo de alertar sobre crimes praticados a partir da produção, propagação e reprodução de mensagens falsas e instruir as pessoas a respeito das fake news na internet, principalmente em redes sociais.

A ideia do projeto é promover campanhas educativas, visando à conscientização das pessoas, através de palestras, debates, rodas de conversas em locais estratégicos e de fácil acesso para a comunidade. O evento deve ocorrer anualmente, em setembro. No entanto, neste anos, em virtude das eleições, ano não irá ser promovido.

Notícias falsas, quando divulgadas, podem causar danos, em muitos casos imensuráveis e irreparáveis, na vida das pessoas. Compartilhar informações que não são verdadeiras, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas, pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em demais problemas graves.

Os atos relacionados à criação, à divulgação e à disseminação de informações falsas podem ser enquadrados em pelo menos oito artigos do Código Penal, com penas que vão desde a aplicação de multas até a prisão.

Como identificar uma fake news

Avalie a fonte, o site, verifique o autor do conteúdo, observe se o texto contém erros ortográficos, olhe a data de publicação, tome cuidado com o sensacionalismo. Há casos que o compartilhamento é realizado após o indivíduo ler apenas a manchete, desconhecendo por completo o conteúdo compartilhado. Portanto, é essencial verificar todo o conteúdo da publicação.

Muitos sites que propagam fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto avalie o endereço e verifique se o site é confiável. Cuidado ao compartilhar ou responder notícias falsas. Na dúvida, não repasse.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura.

- Advertisement -
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado