Prefeitura solicita à Fepam ampliação de limite para licenciamento ambiental

O prefeito Jarbas da Rosa, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Nelsoir Battisti, e o Analista Ambiental Maurício Knak de Almeida, estiveram em Porto Alegre para reunião com a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann. O grupo busca um convênio para ampliar a delegação de competências à Prefeitura no licenciamento ambiental de atividades de impacto local.

O pedido está sendo feito pois a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está capacitada a emitir os documentos, reduzindo a burocracia e criando um ambiente favorável para a geração ou expansão de empreendimentos na cidade. Atualmente o Município está habilitado a licenciar loteamentos até 20 hectares e a expectativa é que, após o convênio, a área aumente para 100 hectares.

“Temos um quadro técnico qualificado, multidisciplinar e também parte das vistorias terceirizamos através de um convênio com o Cisvale. Além disso, nosso prazo de espera para a emissão do licenciamento é muito menor que do Estado”, justificou o secretário Battisti.

O prazo médio para o licenciamento no Município diminuiu segundo os dados da SMMA. Isso se deve, em parte, pois as documentações necessárias para a emissão de Alvarás de Localização, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Urbanismo para as empresas locais estão facilitadas pelo Programa Venâncio Mais Fácil, na plataforma digital da Prefeitura. “A redução de prazo e a desburocratização está entre as nossas metas de governo. Acreditamos que ampliando as possibilidades de licenciamento ambiental no município também podemos atrair novos empreendimentos”, acrescenta o prefeito Jarbas da Rosa.

No encontro ficou ajustado assinatura de convênio com a Fepam no mês de dezembro e as novas regras passam a valer a partir de janeiro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado