Solidariedade e educação: ao ajudar vítimas das enchentes, alunos do IFSul colocam em prática os ensinamentos da sala de aula

Estudantes do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização realizam de forma gratuita o conserto de eletrodomésticos de famílias atingidas pelas cheias

Há algumas semanas, alunos e servidores do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) campus Venâncio Aires têm prestado um trabalho voluntário de conserto de eletrodomésticos, como forma de ajudar a população atingida pelas enchentes.

Em entrevista à RVA, o professor de Refrigeração e Automação do IFSul, Gelson Corrêa, falou sobre o surgimento da ação e o aproveitamento da instituição pública, especialmente na área técnica para contribuir à comunidade. “A ideia começou com a gente fazendo uma ação de entrega de alimentos no Pavilhão São Sebastião Mártir, e aí juntamente com um grupo de colegas, pensamos em como poderiamos fazer algo a mais para contribuir. Então, surgiu a ideia de colocarmos a disposição os espaços da instituição e a tecnologia dos nossos cursos técnicos para ajudar a comunidade”, explicou.

O momento de solidariedade se tornou uma prática do que foi ensinado em sala de aula, especialmente para os alunos do curso técnico de Refrigeração e Climatização, como destaca o professor. “Não sabíamos se daríamos conta da demanda, porque somos uma escola não uma empresa de manuntenção, então tivemos que criar um fluxo dos processos, mas agora estamos conseguindo nos organizar. Os alunos estão colocando muita coisa em prática do que foi ensinado em sala de aula. Muitos já vão com os jalécos das aulas práticas e trabalham ali basicamente o dia todo nos consertos dos eletrodomésticos. É praticamente um estágio”, relatou o professor.

O trabalho voluntário é realizado das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira. São aceitos para conserto eletrodomésticos como geladeira, freezer, micro-ondas e forno elétrico. Até essa sexta-feira, 17, dos 420 equipamentos já recebidos, 263 já foram finalizados. Os telefones para contato são (51) 99558-3047 ou (51) 99814-1387.

Como é necessária a compra de alguns itens para o conserto dos eletrodomésticos, o IFSul também aceita doações em dinheiro que possam colaborar com o trabalho. Um PIX está disponível, em nome de Anderson Araújo e a chave pix é 07298809741.

Foto: Divulgação / IFSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado