Sorria Venâncio nas escolas públicas começa no segundo semestre

“Nesse pensamento de retomada pós-pandemia precisamos recuperar muitas coisas que ficaram em segundo plano, entre ela a prevenção e de forma especial, quando o assunto é saúde bucal”. A fala é do prefeito Jarbas da Rosa, durante um encontro com os dentistas que atuam na rede pública em Venâncio Aires. A manifestação é referente ao projeto “Sorria Venâncio” que vai levar serviços odontológicos para dentro das escolas públicas, tanto da rede municipal, quanto da estadual. No total, serão 52 educandários, beneficiando cerca de 7.700 alunos com ações desenvolvidas por cirurgiões dentistas e auxiliares em saúde bucal.

Os profissionais vão realizar os trabalhos nas escolas próximas das unidades de saúde onde atuam, dividindo suas horas de atuação entre os postos e as escolas, sendo quatro horas por semana, dedicadas por cada um às ações de prevenção com os estudantes. Serão desenvolvidas ações como: escovação dental supervisionada, exames bucais, orientação de higiene bucal, fornecimento de kits de higiene bucal e aplicação tópica de flúor nos casos necessários.

As situações que necessitarem de algum outro procedimento vão receber encaminhamento para atendimento. “Nestes bilhetes, serão feitos os encaminhamentos informando a necessidade da consulta que será agendado pelos pais ou responsáveis, na unidade de saúde mais próxima da escola onde o aluno estuda”, explica o coordenador da saúde bucal da secretaria, Jonas Caríssimi.

Os kits de higiene bucal foram adquiridos pelo município e contém escova de dentes, creme dental e fio dental. Cada aluno que integrar o projeto vai receber um kit e a escova será substituída a cada seis meses. A secretaria de Educação é parceira da proposta, intermediando as ações junto aos educandários do município.

- Advertisement -
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado