Partidos políticos da microrregião de Venâncio Aires realizam convenções com o objetivo de debater e confirmar alianças e pré-candidatos para as eleições de outubro.
Mato Leitão
O PSDB, PDT e MDB oficializaram coligação e lançaram o nome de Arly Stöhr, o Flecha, pelo PDT como pré-candidato a prefeito e Luciano Vargas, do MDB, para vice-prefeito. Já o PSDB, partido do atual prefeito Carlos Alberto Bohn, vai apoiar a chapa.
As convenções encaminharam, também, os nomes dos pré-candidatos dos três partidos para a Câmara de Vereadores da Cidade das Orquídeas. São 27 candidatos: 10 pelo PSDB, 10 pelo PDT, além de sete pelo MDB.
O PL deve consolidar, durante convenção a partir das 19h desta segunda-feira, 5, a chapa pura de Antônio Pereira da Silva e Cleberton Ferreira da Silva, a prefeito e vice. Já às 19h, o PP deverá anunciar chapa pura de Arcênio Maldaner e Volnei Hochscheidt, para prefeito e vice.
Enquanto isso, o Republicanos realizou convenção no dia 20 de julho. No ato, lançou o nome de Leonardo Alves e Joacir Mai a prefeito e vice, respectivamente, e não terá candidatos para a Câmara de Vereadores.
Passo do Sobrado
O PL oficializou, durante convenção na manhã do sábado, 3, apoio ao PP. O Partido Liberal tinha intenção de lançar uma chapa, mas acabou desistindo. Assim, foi formada a coligação ‘Para continuar avançando’, que também integra o Republicanos e União Brasil. Oficialização ocorreu neste domingo, 4. O atual prefeito, Edgar Thiesen, o Amarelinho, do PP, é candidato à reeleição, e terá como vice, Jânder de Carvalho Thisen, do Republicanos.
No cenário político no município também tem coligação entre a federação PT/PV, PDT, MDB e PSB. Carlos Alberto Baierle, o Caio Baierle, do PT, e Gilberto Weber, do PDT, são os candidatos a prefeito e vice. Baierle foi prefeito em dois mandatos, de 2009 a 2012 e 2013 a 2016 e foi o primeiro na história no município a conquistar a reeleição. Enquanto Weber, que volta ao cenário político, foi o primeiro prefeito após a emancipação do município.
Vale Verde
Ricardo Froemming, conhecido como Feijão, e Gabriel Dettenborn de Mello, o Melinho, ambos do MDB, foram confirmados em chapa pura como pré-candidatos a prefeito e vice. Eles ainda representam o PDT, PL e o PP.
Já o Republicanos e o PSB formaram coligação e anunciaram chapa que vai concorrer à Prefeitura. Anna Maria Dornelles, do Republicanos, foi anunciada como pré-candidata a prefeita, e Ricardo André de Azeredo, o Ricardinho, do PSB, como vice. Do grupo, são nove pré-candidatos ao legislativo com candidatura oficializada.