A baixa da água revela um cenário desolador nas localidades do distrito de Vila Mariante. Na manhã desta terça-feira, 21, iniciam os trabalhos de limpeza, que devem durar dias. O prefeito Jarbas da Rosa segue acompanhando os serviços e lamenta a situação, já vivida cerca de dois meses atrás, quando já ocorria uma das maiores enchentes da história: “vai ser um longo dia. Vamos ter que começar do zero”.
Jarbas da Rosa ainda citou que os trabalhos de limpeza já começam a ser realizados nesta manhã. “Estamos aqui, vendo os primeiros estragos à luz do dia. As nossas máquinas já estão iniciando os trabalhos para poder restabelecer, pelo menos, o trânsito local. A RGE já está iniciando os trabalhos de verificação para poder, até o início da trade, restabelecer a energia elétrica. E a Corsan está colocando um gerador, agora pela manhã, para que se restabeleça também a água até o início da tarde”, explica.
A reportagem da Rádio Venâncio Aires está em Vila Mariante, onde acompanha os trabalhos iniciais de limpeza e conversa com moradores. São casas comprometidas e levadas pela água, veículos que ficaram submersos, além de muitos entulhos e lama. Na rua Bepe Guimarães, moradores relatam que essa enchente foi maior do que a registrada em setembro.
Ainda sob a vigência do Decreto de Calamidade Pública de 180 dias, em Venâncio Aires também já passa a vigorar o Decreto de Situação de Emergência Pública. O documento foi assinado na manhã desta segunda-feira, 20, pelo prefeito Jarbas da Rosa, com o objetivo de ampliar a busca por recursos para recuperação da infraestrutura e ainda para suporte às famílias que mais uma vez tiveram perdas materiais em suas casas e estabelecimentos.







Fotos: Moacir Eisermann / RVA