Venâncio lança programa que reduz burocracia para abertura de empresas

A Administração Municipal lançou nesta quarta-feira, 02, na Sala de Reuniões, o programa Venâncio Mais Fácil, iniciativa de caráter permanente para simplificar a vida dos empreendedores. Visando desburocratizar o ambiente de negócios e reduzir a burocracia para abertura de empresas, tornando a Administração Pública mais ágil e mais simples, por meio da simplificação dos processos, através de um grupo de trabalho que faz a avaliação contínua de leis foi possível reduzir de 23 para apenas oito etapas o fluxograma de abertura de empresas. O objetivo do programa é fomentar melhorias e ampliar a capacidade competitiva da Capital do Chimarrão.

Coordenador do programa e assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Daniel Hüttmann, apresentou o trabalho desenvolvido até aqui e ressaltou que a vontade política, a gestão horizontal delegando responsabilidades e poder decisão para a equipe técnica, foi o fator principal para que o programa fosse implantado. “Várias secretarias fazem parte do processo de abertura de empresas e o alinhamento de conceitos e a integração do Grupo de Trabalho foi fundamental para que o programa acontecesse. Além disso, o diálogo contínuo com a Sociedade Civil é a maneira de encontrar soluções conjuntas para as dificuldades”, destacou.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti acrescentou que, de acordo com indicadores de 2021 do ‘Painel do Tempo de Abertura de Empresas’ do Governo Federal, e comparados à outros municípios da região, Venâncio Aires já figura como uma cidade favorável para abertura de novas empresas, porém as novas medidas adotadas pela Administração irão agilizar ainda mais o processo, fomentando o empreendedorismo e a geração de empregos. “O programa ‘Venâncio Mais Fácil’ simplifica a vida do empreendedor. Possuíamos um processo mais longo para abrir empresas, e agora, não será mais exigido o Alvará ou qualquer outro ato público de liberação para início das atividades de baixo risco. Entre eles, destacamos alguns segmentos de comércio varejista, atacadista e prestação de serviços, como barbeiro, serviço de táxi, comércio varejistas de vestuário e acessórios, entre outros”, afirmou Battisti.

Dentro do programa foram reavaliados processos que otimizam o tempo de abertura de empresas. Secretária da Fazenda, Fabiana Keller, explicou que além do trabalho realizado para melhorar os fluxos internos, a administração está fazendo investimentos na integração dos sistemas. “Realizamos várias reuniões técnicas para definir a integração do sistema do município com a JucisRS e RedeSimples, e no futuro próximo, o protocolo de inscrição, a viabilidade de zoneamento e o licenciamento serão automatizados”, salienta Keller.

Por fim, o prefeito Jarbas da Rosa lembrou que o programa vem ao encontro das metas estabelecidas no Plano de Governo e tem caráter de melhoria contínua. “Em nossa gestão, a Lei da Liberdade Econômica está inserida em um projeto mais amplo, que é o Programa Venâncio Mais Fácil. Os empreendedores precisam de mais agilidade para dar início aos seus empreendimentos, para que consigam focar mais tempo no desenvolvimento do negócio, e menos tempo com a burocracia. Queremos facilitar a vida de quem gera emprego e renda para o município, que é o verdadeiro projeto social de um governo”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado