Vereador Ricardo Landim indica criação de curso pré-universitário gratuito em Venâncio Aires

Ideia já apresentada no início do ano pelo vereador Ricardo Bergmann Landim (PSL) se torna agora uma Indicação ao Executivo de Venâncio Aires, para que crie um programa de apoio a pessoas carentes que desejam ingressar na universidade. O parlamentar indicou a criação de um curso pré-universitário popular de caráter comunitário e gratuito.

Conforme a Indicação de Landim, o objetivo é oportunizar melhores condições aos estudantes, sobretudo os de baixa renda, no momento de ingresso ao ensino superior. “Jamais se imaginou durante a idealização do projeto, tamanha seria a necessidade desta proposta. Com a pandemia do novo coronavírus, enfrentamos um momento ainda mais delicado na Educação: o recesso das aulas presenciais. Infelizmente a adoção de proposta de estudo remoto como medida alternativa nem sempre é suficiente e, por vezes, agrava o deficit no ensino destes estudantes, sem contar a evasão escolar gerada, inclusive pela falta de acesso às ferramentas digitais para acompanhar os conteúdos de maneira fluída”, destaca um trecho da matéria.

O curso pré-vestibular popular deve consistir em uma política pública de incentivo a jovens e adultos, garantindo o acesso ao estudo preparatório para disputa por uma vaga na universidade ou bolsa de estudos, seja por meio de vestibular tradicional, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), equilibrando a concorrência pelas vagas, principalmente para os cursos mais valorizados no mercado profissional. “Acreditamos que o curso vá além de aulas complementares. Trata-se de uma ferramenta que abrirá portas para que estudantes de baixa renda percebam-se como atores sociais, sujeitos de suas ações, capazes de promover a transformação nos locais em que estiverem inseridos, sendo exemplos para gerações futuras”, conclui a Indicação.

Por meio da sugestão ao Executivo, Ricardo Landim propõe que o projeto seja finalizado por equipe técnica da Prefeitura e encaminhado à Câmara para aprovação. Durante fala no Legislativo em sessões anteriores, o vereador já demonstrou boas expectativas sobre a proposta e acredita da possibilidade de efetivação do curso em Venâncio Aires.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado