Município repassa área da Escola de Santa Emília ao Estado e pede lote para construção de Emei

A área da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz, de Vila Santa Emília, foi desapropriada pelo Município no início deste ano e agora será repassada ao Estado, que vinha pagando aluguel há cerca de 30 anos para a Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC), mantenedora do local.

Com o repasse ao Estado, a Prefeitura solicita que a área seja desmembrada e um lote dela permaneça com o Município para que ali possa ser construída uma Escola de Educação Infantil, que, segundo o prefeito Giovane Wickert, se faz necessária devido ao desenvolvimento daquela localidade.

Na presença dos sócios-proprietários do Frigorífico Kroth, Auri e Fábio Kroth, o chefe do Executivo assinou o ofício no qual, além do lote de Santa Emília, pede ao Estado a permuta de uma parte da área da Escola Adelina Konzen, para ampliar a infraestrutura do novo Distrito Industrial.

Relembre

A área de 1,1 hectare era da comunidade que construiu a escola. No fim da década de 70, a CNEC assumiu a gestão do educandário, que passou a ser cenesista. Mas, em 1988, a mantenedora encerrou as atividades e alugou o espaço ao Estado, que passou a administrar o local e desde então vinha pagando aluguel.

Em junho do ano passado, a Prefeitura publicou um Decreto no qual, por utilidade pública e interesse social, realizava o processo de desapropriação, cuja avaliação era de R$ 365 mil, custeados com recursos próprios.

Como o acordo na época da cedência do espaço não foi previsto uma clausura de reversão, a CNEC, que é filantrópica, não podia fazer uma doação do patrimônio e devido a isso o problema se arrastou entre a comunidade, Prefeitura, Governo do Estado e CNEC por décadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carro com placas de Venâncio Aires capota na RSC-287 e motorista é presa por embriaguez

Um carro com placas de Venâncio Aires se envolveu em um acidente na madrugada deste domingo, 27, na RSC-287. O acidente aconteceu...

Dois furtos são registrados no Centro de Venâncio Aires

Dois furtos com arrombamento foram registrados entre sexta-feira, 25 , e este sábado e preocupam a polícia e os proprietários de...

Secretaria da Segurança Pública e Polícia Civil participam de acordo para combate às fake news nas eleições

Vice-governador assinou acordo durante videoconferência com representantes de todas as instituições participantes

Bom Jesus inicia organização para retomada das aulas presenciais do Ensino Médio

Conforme a diretora Ines Schwertner, será realizada preparação dos professores para adaptação aos novos protocolos
error: Recurso desabilitado