Número de atendimentos cresce e Cies presta auxílio para 1.300 crianças e jovens em Venâncio Aires

O Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies), serviço que oferta atendimentos interdisciplinares especializados, contabilizou aumento de 30% na demanda no ano de 2021 em Venâncio Aires. Neste ano, mais de 1.300 crianças e adolescentes recebem auxílio nas seguintes áreas: Orientação Educacional, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Neurologia, Neuropediatria e Estimulação Precoce.

Durante entrevista na Rádio Venâncio Aires, a coordenadora do Cies, Viviane Oliveira, destacou que os diagnósticos podem ser realizados precocemente com o encaminhamento da escola assim que percebida alguma dificuldade de interação ou aprendizagem na criança.

Já a fonoaudióloga que atende no Cies, Gabriela Filipini, ressaltou o aumento significativo de casos de Transtorno do Espectro Autista no mundo: “no ano passado a gente tinha uma criança a cada 56 nascidos, hoje temos uma criança a cada 44 com transtorno espectro autista. O diagnóstico está sendo muito precoce. Tenho atendimentos de crianças com um ano e três meses já com o diagnóstico fechado. O autismo tem uma análise que compromete muito o entendimento. As crianças têm o diagnóstico, mas a classificação vai muito de acordo com a fase de vida que essa criança está”.

O Cies foi criado em 2009, através de uma lei municipal e atualmente está instalado na rua Reinaldo Schmaedecke, 1154. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 19h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado