Promovido Federação Sul Riograndense de karatê-Do Tradicional, e organização do curso pelo Complexo de Karatê-Do Shoshin Dojo, sensei Ramon Gollmann, ocorreu neste final de semana em Venâncio Aires, um curso com a Bicampeã mundial de karatê, tetracampeã panamericana e campeã brasileira pela 11ª vez consecutiva, a sensei Manuela Flores Spessatto, ministrou o curso para os atletas da Soshin Dojo sobre a efetividade do Kata.
A atleta iniciou na modalidade aos 4 anos de idade, e atua no esporte de forma ativa há 33 anos, obtendo diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais. Em entrevista ao Grupo RVA ela destacou o convite: “Me sinto muito lisonjeada. É ótimo receber esse carinho e reconhecimento dos próprios colegas aqui do Rio Grande do Sul”.
Questionada sobre a responsabilidade de ser uma das maiores atletas do Brasil, Manuela destacou o compromisso que tem consigo mesma. “Eu sinto muita responsabilidade, eu tenho que dar exemplo e estar sempre me atualizando. Um dos maiores desafios nesse esporte é o machismo. E o Karatê começou com homens, mas as mulheres vem conquistando esse espaço, o que é algo ainda muito difícil”, disse a atleta.