União Corinthians é campeão brasileiro de basquete

Após 27 anos, o Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, volta a ser campeão nacional de basquete com um time adulto. Na temporada 1993/94, a equipe santa-cruzense, comandada por Ary Vidal, venceu os confrontos realizados no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, contra a Sabesp/Franca. Na noite deste sábado, 22, a Stock Med/União Corinthians, do técnico Athos Calderaro, venceu o Flamengo Blumenau por 80 a 68, na Arena Multiuso Brusque (SC), conquistando o título do Campeonato Brasileiro de Clubes Basquete. Os destaques do campeão foram o pivô Ralfi Ansaloni com 21 pontos e 6 rebotes e o armador Enzo Caf ferata com 22 pontos e 8 assistências.

O começo da partida foi avassalador por parte do União Corinthians. A equipe santa-cruzense abriu 16 a 6 nos primeiros quatro minutos, com aproveitamento de 75% dos arremessos de quadra. O primeiro quarto de domínio ofensivo teve 25 a 16 para o clube gaúcho, destaque para o pivô Ralfi Ansaloni com 9 pontos e 4 rebotes.

Com uma arrancada de 14 a 3, o Flamengo Blumenau passou à frente do placar na metade da segunda etapa. A reação gaúcha veio pelas mãos dos experientes Enzo Cafferata e Ralfi Ansaloni, responsáveis por cinco pontos seguidos que levaram a equipe na liderança ao intervalo, 40 a 38.

A estratégia do União Corinthians foi atacar o garrafão adversário no terceiro período – foram 18 pontos até o final do quarto. Para isso, o grande destaque foi Ansaloni, que contribuiu para 19 pontos antes do início do período final. A terceira etapa manteve a liderança para a equipe santa-cruzense, 58 a 53. Com excelente trabalho de administração e controle da vantagem, o União Corinthians venceu o quarto final, 22 a 15, e sagrou-se  Campeão Brasileiro de Basquete, fazendo 80 a 68. “É a realização de um sonho, Santa Cruz merece”, enfatizou Athos Calderaro ao fim da partida.

“A comunidade merecia, estávamos há muito tempo sem basquete. Quero dedicar aos meus amigos, família e a minha cidade”, completou o ala/armador Ícaro Parisotto. A Stock Med/União Corinthians teve 8 vitórias e 2 derrotas na primeira fase, venceu o Brusque por 2 a 0 nas quartas-de-final, passou pelo Botafogo na semifinal e derrotou o Flamengo Blumenau na grande decisão. Uma campanha histórica para retornar ao topo do basquete brasileiro. Para o diretor de Basquete, Diego Puntel, a conquista pode ser atribuída há muitos fatores. “Foco, determinação, amor, parcerias, amigos, ética e um time que joga com o coração”, destacou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado