Está programada para a próxima quarta-feira, 7, a viagem dos 10 jovens acompanhados pelo Sensei Ramon Michael Gollmann para Curitiba (PR), onde irão compor a delegação do Rio Grande do Sul no 35º Campeonato Brasileiro de Karate-Do Tradicional.
Desde a criação do projeto “Karate-Do: Um Projeto para a Vida”, Venâncio Aires tem ganhado destaque na Federação Sul-Riograndense de Karate-Do Tradicional, classificando jovens para representar o Rio Grande do Sul em competições pelo Brasil. Desde 2015, não havia atletas competindo a nível nacional e, só este ano, essa já é a segunda competição em que os jovens representam o estado. A primeira foi em junho, em Brasília (DF).
Para alguns jovens, será a primeira vez que representarão o estado, já que na última competição alguns não conseguiram participar por falta de patrocínio. “Para muitos, será a primeira vez que poderão representar o estado. Muitos não conseguiram participar por falta de patrocinador. Eu mesmo não consegui ir porque tive dengue. Mas estou bem ansioso, sei que será uma competição difícil. Será a primeira vez que sairei do estado e estou com uma expectativa bem grande”, salienta Bruno Eduardo de Queiroz Garcia, atleta do projeto Karate-Do: Um Projeto para a Vida.
Por ser um evento apoiado pela Confederação Brasileira de Karate-Do Tradicional (CBKT) e pela International Traditional Karate Federation (ITKF), é uma porta de entrada para competições mundiais. Os cinco primeiros de cada categoria podem vir a compor a equipe nas competições em 2025 e 2026 nos mundiais. A capital nacional do chimarrão está indo com 11 atletas que têm chances de serem campeões brasileiros e, ainda mais, campeões mundiais.
A competição será realizada no Ginásio da PUC em Curitiba (PR) e terá início no dia 8 com um curso para todos os participantes. As competições ocorrerão nos dias 9 e 10. A organização tem a expectativa de receber cerca de mil competidores durante os três dias de evento.