Ferramenta desenvolvida na Unisc auxilia Defesa Civil na gestão das ocorrências que necessitam de transporte aéreo

A plataforma Samurai está em fase de testes e adaptando as funcionalidades conforme as demandas da Defesa Civil

Dentro do Gabinete de Crise do Estado, instalado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), uma startup incubada na Instituição, a 4Care Technology, auxilia na gestão das ocorrências que necessitam de transporte aéreo e dos relatórios necessários. A plataforma Samurai está em fase de testes e adaptando as funcionalidades conforme as demandas da Defesa Civil.

Segundo o professor da Unisc e um dos sócios da 4Care Technology, Gilson Helfer, Samurai inicialmente foi desenvolvida para conectar a emergência móvel nos hospitais. “Aqui houve uma demanda de usarmos na troca de informações com as aeronaves. Adaptamos e hoje funciona com os helicópteros e também com os aviões agrícolas que estão sendo utilizados. Então, toda essa troca de informação, remoção de pessoas, envio de cargas e de medicamentos, enfim, tudo está sendo registrado e podemos assistir, em tempo real, o local em que a aeronave está voando”, explica.

O docente ainda salienta que a plataforma tem geolocalização e está sendo adaptada para vias terrestres. “Criamos uma demanda aqui, uma ordem de envio. O piloto leva o celular com ele, deixa o celular ligado, e vai transmitindo para a base, que está aqui na Unisc, e repassando as informações. Ele pode também marcar se tem um ponto de emergência para outra aeronave fazer um resgate, por exemplo.” 

“Tecnologia sendo desenvolvida nos ambientes de inovação da Universidade”

Professora da Unisc e também uma das sócias da 4Care Technology, Mari Ângela Gaedke, enfatiza que a solução recebe subsídio por meio do Programa Centelha 2 RS com financiamento da Fapergs, Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “A ideia nasceu de um grupo de pesquisa na Universidade. Hoje, todos os sócios da 4Care são professores vinculados à Universidade ou foram bolsistas. Essa plataforma é uma maneira de estarmos devolvendo para a sociedade todo o investimento em ciência e tecnologia: é a tecnologia sendo desenvolvida nos ambientes de inovação da Universidade.” Além de Mari Ângela e Gilson, integram a 4Care: Demis Pessato Daqui, Aline Teichmann, Camila Gonzatti e Maikel Kolling.

RS em Ação

Além da plataforma Samurai, está em fase de testes o RS em Ação, ferramenta para uso interno da Defesa Civil, com dados de abrigos, pessoas abrigadas, desalojadas, entre outros. “Temos uma planilha com o controle de números de abrigos, quantas pessoas desabrigadas, quantas pessoas desalojadas e se o município tem alguma demanda. Anteriormente, fazíamos isso ligando, diariamente, para os municípios e, às vezes, não se conseguia contato. Agora, pelo aplicativo, a Defesa Civil de cada município fica responsável por alimentar esses dados. Ali vai ser colocado tudo o que precisa, o pedido vai chegar no Centro de Distribuição aqui na Unisc, que vai organizar esta demanda e encaminhar a doação”, explica a coordenadora do Curso de Agronomia e especialista do Centro Socioambiental da Unisc, Priscila Mariani.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado