RS pode ser o primeiro estado do país a ter 100% de cobertura do Samu

Dos 497 municípios gaúchos, 226 ainda não têm cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Essas cidades terão a oportunidade de aderir à Rede de Urgência Estadual por meio de um projeto da Secretaria da Saúde e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.

Denominada Chamar 192, a iniciativa procura expandir o atendimento pré-hospitalar de urgência do Samu a uma população estimada em mais de 1,2 milhão de pessoas. Com isso, segundo o governador Eduardo Leite, o Rio Grande do Sul será o primeiro do país a contar com 100% de cobertura do Samu.

Atualmente, a cobertura do Samu no Rio Grande do Sul corresponde a 91,2% da população. Venâncio Aires é um dos municípios que conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com ambulâncias para atendimentos básico e avançado. Mas, na região, há cidades que ainda não possuem Samu, como Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

A expectativa do Governo Estadual é de que os municípios sejam contemplados pelo projeto até o final deste ano. Ao aderirem ao projeto, os municípios deverão manter uma equipe com, no mínimo, um motorista e um técnico de enfermagem ou socorrista. Em contrapartida, a Secretaria Estadual de Saúde vai oferecer regulação médica primária e secundária aos municípios, com orientação às equipes.

*Com informações do Governo do RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado