Secretaria da Educação lança programa com orientações à comunidade escolar da Rede Estadual

"Acolher e Educar" busca apoiar na retomada das atividades nas escolas do Rio Grande do Sul

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou nesta terça-feira, 28. o “Acolher e Educar”, um conjunto de ações com o objetivo de orientar e apoiar a Rede Estadual na retomada das atividades nas escolas do Rio Grande do Sul após os eventos meteorológicos de maio.

primeiro encontro teve como tema “Orientações Pedagógicas” e foi transmitido ao vivo do estúdio do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. A live contou com a participação da secretária da Educação, Raquel Teixeira, do subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo, e da diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica – SubEdu, Sherol dos Santos.

Na abertura do evento, Raquel Teixeira reconheceu o esforço dos diretores e das equipes das escolas diante dos desafios enfrentados. “Minha admiração e gratidão a cada um de vocês pela liderança na condução da causa da educação. O trauma que estamos vivendo requer todo tipo de apoio. Nosso grande objetivo neste momento é garantir aos nossos alunos um ambiente acolhedor”, afirmou.

Em seguida, Marcelo Jerônimo e Sherol dos Santos detalharam o plano de retorno gradual e seguro às atividades, destacando a diversidade das situações enfrentadas pelas escolas estaduais. “Temos regiões com poucos estragos físicos, onde as aulas puderam retornar, diferentemente de lugares muito afetados, com escolas destruídas e dificuldades logísticas”, explicou Jerônimo.

A imagem mostra um homem negro, careca e de óculos do lado esquerdo da tela e uma mulher negra, de cabelos na altura do ombro e óculos, ambos sentados e olhando para uma câmera, que também aparece em quadro. Ao fundo deles, projetada na parede de uma sala, a identidade visual do programa Acolher & Educar. O texto está escrito em branco sobre um fundo degradê em tons alaranjados.
O subsecretário Marcelo Jerônimo e a diretora de departamento Sherol dos Santos apresentaram a live – Foto: Júlia Aguiar/Ascom Seduc

As estratégias de retomada buscam atender a todos os estudantes da Rede Estadual, com modalidades de ensino presencial, híbrido, por revezamento ou remoto, conforme as condições de cada escola. A definição dessas modalidades é feita em parceria com as direções das escolas e as Coordenadorias Regionais de Educação, incentivando o protagonismo dos alunos nesse processo. O plano também inclui medidas de acessibilidade, com atenção ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Durante a live, o público encaminhou perguntas, que foram respondidas ao vivo. A próxima transmissão será na quarta-feira (29/5), às 11h, no canal oficial do YouTube da TV Seduc RS, abordando o tema “Escola Sensível ao Trauma”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado