Acendimento da Chama Crioula é transferido para 2021 em Canguçu

O tradicional acendimento da chama crioula deste ano será transferido para 2021, em função da pandemia e a suspensão dos eventos.

Em uma reunião virtual entre os 30 coordenadores das regiões tradicionalistas, foi definido nesta terça, 09, que o evento deste ano, marcado para Canguçu, no sul do estado, ficará para o ano que vem. Com essa definição, cada região tradicionalista organizará o acendimento nos municípios de abrangência, de acordo com os protocolos estabelecidos nos decretos.

Patrona

Durante a semana, também foram anunciados a patrona e o tema dos Festejos Farroupilhas 2020. Alessandra Carvalho da Motta foi escolhida como a patrona e o tema é “Gaúchos sem Fronteiras”, para homenagear os desgarrados que conquistaram outras querências.

Alessandra é natural de Cachoeira do Sul. Servidora pública federal no TRF da 4ª Região, atuou por mais de 20 anos como artista, bailarina, professora, avaliadora, coreógrafa, apresentadora, palestrante e pesquisadora.

Foi advogada, formada pela PUC/RS em 1983, sendo especialista em Direito Penal pela UFRGS. No Movimento Tradicionalista Gaúcho-MTG, foi 1ª Prenda da Ronda Estudantil de Cachoeira do Sul, 1983, 1ª Prenda do Colégio Barão do Rio Branco, 1984, 1º Prenda do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha de Cachoeira do Sul, 1985, 1ª Prenda do CTG José Bonifácio Gomes, 1ª Prenda da 5ª RT gestão 85/86, 1ª Prenda do Rio Grande do Sul gestão 86/87 e Conselheira do MTG em 1987 e 1988, na gestão de Zeno Dias Chaves.

Fez parte da comissão de que apresentou a proposição para a criação do Departamento Jovem do MTG em 1987. Juntamente com Rosângela Antoniazzi de Morais, foi Diretora Cultural da 1ª Região Tradicionalista em 2014, Conselheira de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, titular, gestão 2015/2017 e suplente na atual gestão, até 2020.

É membro da Comissão Gaúcha de Folclore, tendo sido agraciada com a medalha Lilian Argentina pelo conjunto da obra em prol da cultura.

- Advertisement -
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado