Bombeiros terão acesso a sensor da Nasa utilizado pela Sema para identificar incêndios

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) disponibilizou ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) o acesso aos dados do sensor da Nasa (Modis Global Fires) usado para identificar focos de incêndio. A finalidade é reforçar o monitoramento ambiental em ações preventivas e operações planejadas.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel César Eduardo Bonfanti, a instituição tem procurado ferramentas que contribuam para o mapeamento de áreas com frequentes ocorrências de incêndio na vegetação. O monitoramento facilitará o planejamento logístico e de pessoal no atendimento a diferentes regiões do Estado.

“A integração entre a Sema e o CBMRS resulta na melhoria da qualidade do serviço público. Com atenção aos cuidados do ambiente, interligando tecnologias, ambos podem mapear detalhadamente áreas queimadas e a forma adequada de progressão nestes locais, aprimorando ações, principalmente em períodos de estiagem”, afirma Bonfanti.

O programa adotado pela Sema permite captar focos de calor a cada 48 horas, agregando maior controle com uma ferramenta de sensoriamento remoto, possibilitando análises periódicas de ações não autorizadas. Os dados gerados são recebidos e analisados por técnicos da secretaria e, agora, compartilhados também com o CBMRS.

“Nosso objetivo é somar forças entre órgãos e instituições, a fim de desenvolvermos a proteção ambiental do RS. Toda informação útil e compartilhável que possa fortalecer nosso sistema estará disponível. Ficamos satisfeitos com esta troca”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Venâncio Aires registra 18ª morte por coronavírus

Internada desde quatro de setembro no Hospital São Sebastião Mártir, a mulher de 59 anos tinha cardiopatia crônica e diabetes mellitus

Nota Fiscal Venâncio-airense realiza sorteio referente ao mês de setembro

Duas pessoas de fora, uma de Cachoeira do Sul e uma de Áurea, compraram no comércio local e também asseguram prêmios

Conheça os 208 candidatos à Câmara de Vereadores

Na tarde desta segunda-feira, 28, a reportagem organizou a lista de todos candidatos que registraram candidatura no Tribunal Superior Eleitoral

Governo anuncia criação do programa Renda Cidadã

Senador Márcio Bittar informou que o objetivo do programa é atender a milhões de brasileiros que, a partir de janeiro, com o término do pagamento do auxílio emergencial, "não terão do que sobreviver"
error: Recurso desabilitado