Declaração anual de animais de Mato Leitão inicia em 1º de junho

A atualização do número de animais de todas as espécies nas propriedades rurais começa no próximo dia 1º de junho e segue até 30 de outubro na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Mato Leitão. A declaração anual obrigatória é uma importante medida de vigilância e defesa sanitária. No momento, o município tem 789 produtores rurais e 680 famílias vinculadas ao setor primário. A suinocultura é o grande destaque na produção agrícola com 46% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, dados de 2020.

O técnico agrícola Cristiano Silveira, da Inspetoria Veterinária de Venâncio Aires, orienta que a atualização do número de animais deve ser constante, pois envolve nascimento, mortalidade e venda. “Precisamos evitar animais sem documentação nas propriedades. Os dados podem ser atualizados a qualquer momento e não precisa esperar esse período que inicia em junho. O cadastro envolve todas as espécies de animais”, destaca. A Inspetoria Veterinária de Venâncio Aires atende Mato Leitão, Passo do Sobrado e ainda Vale Verde.

Regularmente, através de sorteio, os técnicos da Inspetoria Sanitária visitam propriedades nos quatro municípios para verificar dados e situação sanitária com o objetivo de evitar potenciais riscos e ameaças ao rebanho, como febre aftosa e peste suína clássica. Na semana passada o Silveira esteve na propriedade de Tamaro Hickmann, em Santo Antônio, que atua preferencialmente com suinocultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado