Definida identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2024

Neste ano, tema das festividades é o Centenário de Jayme Caetano Braun

A identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2024 foi definida na terça-feira, 9, em reunião da Comissão Estadual responsável pela organização das festividades. O encontro ocorreu na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre.

Eleita por unanimidade pela Comissão, a arte-tema foi produzida por Cintia Matte Ruschel e representa o Centenário de Jayme Caetano Braun, tema dos Festejos de 2024. “A identidade escolhida simboliza muito bem o tema dos Festejos, sintetizando a temática proposta e expressando a diversidade cultural do gaúcho missioneiro”, disse a presidente da comissão e secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

“Busquei representar o ambiente missioneiro que Jayme conheceu desde criança e que retratou em toda a sua obra. Procurei reconstruir esse cenário de forma ilustrativa, como uma pintura, mostrando símbolos das Missões”, explicou Cintia.

Três opções foram apresentadas para votação dos presentes. A versão final será disponibilizada posteriormente na página dos Festejos, após passar por ajustes sugeridos pela comissão.

A reunião também discutiu outras pautas, que seguirão sendo tratadas. O próximo encontro da comissão está agendado para 23 de abril, quando deverá ser definida a canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2024.

Sobre a artista

Cintia Matte Ruschel nasceu em Porto Alegre e é formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se em Design Visual e Computação Gráfica nos Estados Unidos, onde trabalhou em estúdio de animação para cinema, em Hollywood. Desde então, trabalha com artes gráficas, logotipos, identidade visual, multimídia, animação e design de sites, entre outros. Concursada da TVE, atualmente está lotada na assessoria de comunicação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e é membro da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.

Festejos Farroupilhas

Estabelecida pelo decreto estadual 57.349/2023, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas iniciou seus trabalhos em fevereiro deste ano, quando anunciou o cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça como patrono das festividades de 2024. Além de Gabriella na presidência, a comissão tem como vice-presidente Rogério Bastos, da Fundação Cultural Gaúcha, ao lado de Karina Contiero Silveira, da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado (OAB/RS), e Ivana Maria Genro Flores, da Casa Civil, como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.

Em 2020, para melhor organizar e integrar as comemorações relacionadas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite criou a Comissão Especial, à qual cabe a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano em uma grande programação, que passou a constituir os Festejos Farroupilhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado