Em 2023, Venâncio registra aumento de 29,54% novas empresas em relação à 2022

Conforme dados da Sala do Empreendedor, destes, 720 são Microempreendedores Individuais e 332 empresas são de outro porte

No decorrer de 2023, 1052 novos empreendimentos surgiram em Venâncio Aires. Conforme dados da Sala do Empreendedor, destes, 720 são Microempreendedores Individuais e 332 empresas são de outro porte. Entre as aberturas e baixas, se obteve um saldo positivo de 500 empresas, atingindo 29,54% a mais, em relação a 2022, indicando um cenário promissor para o desenvolvimento econômico.

A Sala do Empreendedor venâncio-airense, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, desempenhou papel crucial nesse avanço. Ao longo do ano passado, foram realizados 8.003 atendimentos, abrangendo desde inscrições e aberturas até informações e orientações. Dentre as principais procuras, estão a emissão de guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASMEI), seguido de informações e orientações, alteração de dados da empresa e novas inscrições.

Em um comparativo entre os anos de 2021, 2022 e 2023, observou-se uma evolução expressiva no número de empresas que foram abertas. Em 2021, foram registradas 1030 novas empresas, seguidas por 945 em 2022 e um acréscimo para 1052 em 2023. Dentre essas, as Microempreendedoras Individuais (MEIs), representam a maioria, evidenciando a preferência por esse formato empresarial. Em 2021, 687 empresas eram MEIs, atingiu 683 em 2022 e subiu para 720 em 2023. Os setores de prestação de serviços, comércio e indústria foram os que mais houveram abertura de novos empreendimentos. Entre as atividades mais proeminentes, destacam-se obras, cabeleireiros, fornecimento de alimentos, comércio varejista de roupas e acessórios e serviços de pintura.

Para o secretário da pasta, Marcos Daniel Hüttmann, estes dados refletem o trabalho desenvolvido pela equipe da Sala do Empreendedor em favor do fortalecimento da economia do município. “A nossa Sala do Empreendedor destaca-se por ser a mais completa da região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, visto que foi a única entre os 59 municípios a ser premiada no final de 2023 com o Selo Diamante, certificação máxima do SEBRAE”.

A perspectiva é de que os números continuem crescendo ao longo de 2024, em virtude das ferramentas que a Prefeitura coloca à disposição de empresários e empreendedores para movimentar a economia. “As ações de desburocratização do ambiente de negócios implantada a partir de 2021 com a programa ‘Venâncio Mais Fácil’ facilitou e estimula a abertura de novas empresas. Isso porque reduziu de 23 para 8 as etapas necessárias para abrir um empreendimento”, destaca.

Além disso, a adesão ao programa Tudo Fácil Empresas, do Sebrae RS, permite a abertura de empresas de médio porte em menos de 10 minutos para aquelas enquadradas em baixo risco. E desde o início de 2022, a Prefeitura também mantém um convênio com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que possibilitou ampliar o número de empresas licenciadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Com isso, é possível licenciar loteamentos e parques industriais de até 100 hectares no próprio Município.

Conforme a coordenadora da Sala do Empreendedor, Liliane Wagner, todas essas iniciativas, somadas aos atendimentos presenciais, por telefone, WhatsApp e e-mail, refletem uma abordagem abrangente para fomentar o empreendedorismo. “A sala oferece todo o suporte necessário para MEIs, além de atuar como balcão único de demandas de abertura, alteração, licenciamento e baixas, relacionadas as demais empresas do município. Entre o público atendido estão MEIs, escritórios contábeis, autônomos, empresas e contribuintes PF. A equipe de trabalho conta com três profissionais, entre eles uma servidora concursada, um estagiário e um menor aprendiz” enfatiza a coordenadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado